Maranhão fecha 2020 com conquistas históricas em Saúde, Educação e outras áreas

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus, que estacou a economia mundial, fechou negócios e gerou incertezas em todo o planeta. Apesar do cenário adverso, o Maranhão tem alguns motivos para festejar. 

Em meio à pior crise sanitária da história recente, o estado conseguiu obter resultados positivos em vários segmentos, como Cultura, Educação, Lazer, Infraestrutura, e até mesmo na área da Saúde. 

Confira abaixo as principais conquistas do Maranhão no ano da pandemia, em alguns dos setores de atuação governamental:

Educação

As salas de aulas de rede estadual fechadas para conter a proliferação da Covid-19 não impediram que o Maranhão acumulasse vitórias no setor, como a implantação em São Luís de uma unidade bilíngue do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) para crianças no início do Ensino Fundamental, o IEMA Bilíngue. 

Mesmo com o distanciamento social o acesso às aulas na rede estadual de ensino foi garantido como 89,5% dos alunos alcançados por atividades não presenciais. Cenário que só foi viável com a entrega de 106 mil chip’s para estudantes do Ensino Médio e a entrega de apostilas impressas para 30 mil jovens. 

No ano do confinamento em massa, o Maranhão se destacou com a oferta de serviços públicos online de educação, como o Cursinho Pré-Vestibular Gonçalves Dias, aberto para estudantes de todo o país. A plataforma registrou cerca de 18 mil acessos desde sua implantação. Outro destaque foram os dois simulados virtuais promovidos pelo Governo do Estado, que contou com a participação de 50 mil alunos.

Além do expressivo volume de Escolas Dignas construídas, recuperadas ou reconstruídas, em 2020 o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou novos campi da Universidade Estadual da Educação (UEMA) nas cidades de São Bento e Coroatá. 

Lazer e cultura

Com os shows, teatros, museus e salas de exposição fechadas por força da pandemia, o Governo do Maranhão inovou com a abertura de editais estaduais online, e via Lei Aldir Blanc, beneficiando mais de 3.000 artistas de todo o estado. 

Apesar da paralisação das atividades, a partir da flexibilização do distanciamento social, uma agenda de inaugurações foi aberta, com grandes obras entregues ainda em 2020. Destaque para a revitalização do prédio da REFFSA, reforma do Teatro João do Vale e do Museu Cafua das Mercês e a entrega da novíssima Praça dos Poetas, na Praça Pedro II. Obras executadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).  

Também foram entregues, via Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), a nova Praça do Cohatrac e o novo Viva da Cidade Operária. Já o projeto Praça da Família entregou novos equipamentos públicos de lazer nas cidades de Alcântara, Pinheiro, Bom Jardim, Penalva, Viana, Santa Inês, Riachão, Nunes Freire e Cururupu. 

Economia

A crise financeira derivada do surto epidemiológico afetou economias em todo o globo. Mas apesar do impacto da pandemia, o Maranhão conseguiu obter com saldo de 23.447 empregos gerados com carteira assinada entre janeiro e novembro – batendo a meta do Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado e mais de 41 mil empresas formalizadas em 2020, 63% a mais que em 2019. 

Cidadania

Garantir alimentação e cuidado às pessoas em situação vulnerável foi essencial para minimizar os efeitos sociais da pandemia. O Maranhão agiu rápido e distribuiu 306 mil cestas básicas, entregou a Casa do Idoso e Imperatriz, cidade que também foi beneficiada com a inauguração da Casa da Mulher Maranhense. 

Também foram entregues 44 sistemas de abastecimentos de água e 6 mil famílias ganharam moradias dignas durante a crise sanitária, com a entregas dos residenciais Jomar Moraes e José Chagas, em São Luís.    

A ressocialização dos apenados de justiça também foi pauta do governo no ano da pandemia, com a criação de frentes de trabalho internas e externas para 6.909 presos. 

Infraestrutura

A infraestrutura também foi ponto focal em 2020. A construção da Ponte Verde, interligando a Estrada da Maioba e a Estrada de Ribamar, a abertura de nova via para acesso ao Rangedor, pela Rua Búzios, a criação de 221 novas Ruas Dignas, a entrega do novo Hortomercado da Cidade Operária e a recuperação de toda a entrada da zona urbana da capital, incluindo a construção do portal de São Luís, são alguns dos avanços do setor este ano. 

Saúde

Setor prioritário durante a pandemia, a saúde pública do Maranhão ganhou o maior incremento da sua história. Com a criação de 496 leitos permanentes, entrega de 13 hospitais abertos ou ampliados em 100 dias, realização de 53.680 cirurgias eletivas. 

Para o público infantil, foi entregue o Shopping da Criança, que garante atendimentos gratuitos de saúde, além de garantir espaço público para festas de aniversário e brincadeiras, por meio de agendamento.