Maranhão abre mais de 600 vagas para cursos gratuitos na Educação Profissional, em Barreirinhas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta terça-feira (2) o edital do Programa Maranhão Profissionalizado destinado à capacitação de jovens e adultos maranhenses em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), com vagas para o município de Barreirinhas. A proposta do governo é criar oportunidades para a geração de emprego, renda e fortalecimento dos arranjos produtivos e potenciais econômicos locais e regionais do Maranhão.

No total, são ofertadas 630 vagas divididas em nove cursos do Eixo Tecnológico, voltados para o Desenvolvimento Educacional e Social, que compreende: Inglês Básico II, III e IV; Inglês Intermediário I e II; Inglês Avançado I e II; e Inglês Instrumental Aplicado a Serviços Turísticos. Além de outros três cursos na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer: Condutor de Passeio em Ambientes Naturais, Organizador de Eventos e Agente de Informações Turísticas.

Vale destacar que são ofertadas 90 vagas para o Curso de Inglês Instrumental aplicado a serviços turísticos. Nesse caso específico, os estudantes terão direito a uma Bolsa Estudantil no valor mensal de R$ 500,00. Para disputar a vaga, o candidato precisa ter idade mínima de 18 anos completos e comprovar que exerce na cidade, atualmente, profissão voltada ao Turismo, como: condutores, guias de turismo local e tradutores de hotéis, pousadas, agências e receptivos turísticos, dentre outros critérios exigidos no edital.

As inscrições serão realizadas de forma presencial, no período de 4 a 9 de março, nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, no prédio da Celema, situado na Rua Inácio Lins, s/n, no Centro, em Barreirinhas. Lembrando que serão respeitadas as medidas de segurança e higiene, sendo obrigatório o uso de máscara para ter acesso ao local de inscrição.

O resultado parcial será divulgado no dia 12 de março. Os candidatos que não se sentirem contemplados no resultado, terão o dia 13 de março para Interposição de Recurso, que será exclusivamente pelo endereço eletrônico: gabinetesaepi@gmail.com.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 18 de março. A confirmação da matrícula dos classificados será realizada nos dias 18 e 19 de março, nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, no prédio da Celema. Todo o processo do seletivo pode ser acompanhado pelos canais oficiais da Seduc e do IEMA.

A seleção para todos os cursos previstos no edital obedecerá, primeiramente, à ordem de inscrição e a outros critérios estabelecidos no edital. Para mais detalhes sobre todo o processo seletivo consulte o Edital Nº 11/2021 – Seduc que estará disponível no site da Seduc e do IEMA nos endereços eletrônicos https://www.educacao.ma.gov.br/ e http://www.iema.ma.gov.br.