Saúde

Maio Roxo: campanha alerta para doenças Inflamatórias Intestinais 

Entre as campanhas de conscientização em saúde ao longo do ano, o quinto mês do calendário marca o chamado “Maio Roxo”, que alerta para a prevenção e tratamento de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) com 3.563 brasileiros que vivem com essas doenças apontou que 41% demoraram mais de um ano para chegar ao diagnóstico. Desses, 20% demoraram mais de três anos, e 12%, mais de cinco anos. A pesquisa demonstrou ainda que as doenças causaram impactos significativos na rotina de 78% deles. 

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para as doenças inflamatórias intestinais, promovendo maior conscientização, com difusão de conhecimento e alertando sobre os tratamentos que visam o bem-estar dos pacientes. O diagnóstico precoce é fundamental para melhora da qualidade de vida das pessoas acometidas por essas enfermidades. 

“As DII são doenças (ou afecções) que afetam alguma parte do sistema digestório. A retocolite ulcerativa acomete principalmente o intestino grosso – colon – e o reto, como o próprio nome já diz, e a doença de Crohn atinge o final do intestino delgado(íleo) e o início do intestino grosso (cólon), mas pode atingir da boca ao anus”, explica a médica coloproctologista e coordenadora do curso de Medicina da faculdade Pitágoras, Denise Priolli. 

Estados mais avançados podem evoluir para a perfuração ou estreitamento do intestino e ou câncer quando o paciente não recebe tratamento adequado. Pode também ser necessário cirurgia em alguns casos. Com os tratamentos atuais somente casos muito graves podem levar ao óbito.  Por isso a importância do diagnóstico precoce. 

Segundo a especialista, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá e procurar um médico, de preferência especializado na área, em caso de dúvida. “Os sintomas das doenças inflamatórias intestinais iniciais são parecidos com os de distúrbios comuns, como diarreia e dor abdominal. Mas, quando são persistentes e acompanhados de outros fatores, como emagrecimento inexplicado, secreção ou sangue nas fezes, febre, manchas na pele, conjuntivites e dor nas juntas, aumentam as chances de se tratar de doença inflamatória”, pontua.   

 A coordenadora lista as manifestações que podem afetar os pacientes:  

  • Dor abdominal e febre;  
  • Diarreia intensa e frequente;  
  • Distensão abdominal, sangue ou muco nas fezes;  
  • perda de peso excessiva e desnutrição;  
  • Fraqueza e fadiga intensa; 
  • Manifestação em outras partes do corpo como inflamação nos olhos (conjuntivite), dor nas articulações, manchas na pele, hepatites e até trombose. 

Por isso, a importância do diagnóstico precoce.  “Hoje, o tratamento mais indicado para as DIIs é o que considera medicamentos biológicos e imunossupressores. São eles os responsáveis por uma resposta mais rápida do organismo de pacientes em estágios grave a moderado. Mas também podem ser utilizados antibióticos e corticoides. Recomenda-se ainda, que os pacientes evitem dietas com alimentos à base de lactose e fibras, se estiverem em crise aguda da doença, mas acima de tudo o acompanhamento multidisciplinar com nutricionista é fundamental”, comenta Priolli.   

Ela ainda indica que ter um estilo de vida ativo e saudável só ajuda, visto que o tratamento é efetivo no controle dos sintomas, uma vez que as doenças não têm cura e atividade física diminui a ansiedade e a dor.  

Sobre a Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.   

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.