Linha do tempo: Maranhão abre novos hospitais e leitos mês após mês desde o início da pandemia

Em menos de um ano, mais de 30 inaugurações ou ampliações de unidades de saúde e leitos foram feitas na rede estadual do Maranhão. Foram ações do Governo do Estado no combate direto ao novo coronavírus e em fortalecimento da estrutura hospitalar em meio à pandemia.

Preparamos uma linha do tempo que mostra o crescimento da rede estadual de saúde maranhense com a inauguração de novos hospitais em várias regiões do estado, abertura de novos leitos e a ampliação de várias unidades de saúde em todo o Maranhão.

Foram consideradas as entregas realizadas de março de 2020, quando foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no estado, até a próxima inauguração prevista, que será na próxima semana, com a abertura de uma nova Policlínica, desta vez na cidade de Açailândia.

NOVOS HOSPITAIS E LEITOS
Março/2020

Logo após o governador Flávio Dino decretar situação de calamidade pública por conta da pandemia da Covid-19, foi anunciada a imediata ampliação de leitos para infectados com o novo coronavírus no Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, Coroatá. Foram 10 novos leitos de UTI e 16 leitos de enfermaria só no primeiro momento. Na mesma época, o governador Flávio Dino já havia designado 200 leitos para casos agravados de Covid-19 em São Luís, Imperatriz e nos hospitais macrorregionais e regionais.

Abril/2020

Só em abril do ano passado, pouco tempo após a confirmação do primeiro caso de infecção pelo vírus SarsCoV-2 no Maranhão, três unidades de saúde de São Luís foram incorporadas à luta direta contra a doença: o Hospital Dr. Genésio Rêgo (52 novos leitos clínicos e de UTI), o Hospital de Cuidados Intensivos – HCI (mais de 800 pacientes atendidos só nos três primeiros meses de funcionamento) e o Hospital Real (200 leitos Covid-19).

Maio/2020

Em maio do ano passado, terceiro mês com registro de infectados, a SES entregava mais três unidades em São Luís (Hospital Raimundo Lima, Clínica São José e o Hospital de Campanha), ampliou o atendimento em Imperatriz (Materno Infantil e Hospital de Imperatriz) e inaugurava, em parceria com a empresa Vale, o Hospital de Campanha em Açailândia.

Junho/2020

Em junho, foram entregues a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço Lumiar, hospital dedicados ao tratamento da Covid-19 em Viana, Santa Luzia do Paruá, Lago da Pedra, Santa Inês (hospital de campanha) e Pedreiras (hospital de campanha), além da ampliação da oferta de leitos nos hospitais de Itapecuru Mirim e Timon.

Julho/2020

O Hospital Regional de Carutapera passou por reforma e recebeu ampliação de sua estrutura em julho do ano passado. A unidade passou a dispor de 46 leitos, sendo cinco de clínica cirúrgica, nove de clínica médica, sete de obstetrícia, quatro de pediatria, nove para tratamento de Covid-19; na emergência há um leito de estabilização, oito leitos adultos e três pediátricos.

Agosto/2020

Entregue no dia 04 de agosto, o Centro de Hemodiálise de Pinheiro teve a missão de cuidar dos pacientes renais da região, reduzindo o deslocamento dos mesmos até outras cidades para acesso ao tratamento. O espaço conta com 40 cadeiras e capacidade para até 240 atendimentos por mês, em um funcionamento de três turnos.

Setembro/2020

No mês de setembro foram duas inaugurações: o Hospital da Criança de Colinas, com 30 leitos (20 pediátricos e 10 adultos) para atendimento em emergência pediátrica 24 horas por dia, e a Policlínica do Cohatrac, com capacidade mensal para 4.200 atendimentos de Urgência na Atenção Especializada e 3.120 consultas médicas em áreas como Cardiologia, Neurologia, Gastrenterologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Alergologia.

Outubro/2020

O município de Presidente Dutra conta com uma Policlínica desde outubro do ano passado. No local são ofertados exames e consultas em Dermatologia, Cardiologia, Reumatologia, Gastroenterologia e Ortopedia.

Novembro/2020

Na reta final de um dos anos mais difíceis da história recente, o Maranhão ganhou três novos reforços na rede de saúde estadual: a reforma da UTI Neonatal do Hospital Coroatá, o Hospital de Carolina (com consultas ambulatoriais e atendimento de urgência e emergência) e a Policlínica de Santa Inês, localizada no espaço onde funcionou o hospital de campanha.

Janeiro/2021

O ano de 2021 já começou com novas entregas logo em janeiro: foram abertos novos leitos de UTI em Imperatriz e em Barreirinhas e realizada a entrega da obra de ampliação do Hospital Aquiles Lisboa (mais 20 leitos), na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. Também houve novos leitos no HCI.

Fevereiro/2021

Para a próxima semana, está prevista a inauguração da Policlínica de Açailândia. O novo equipamento ofertará consultas nas áreas de mastologia, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia e proctologia, além de exames de radiologia, eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, M.A.P.A, endoscopia, análise clínica, ultrassonografia e mamografia.