Giro de Noticias

Juiz Rogério Rondon assume a 1ª Central de Inquéritos de São Luís

Em ato assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, o juiz Rogério Pelegrini Tognon Rondon, foi empossado na 1ª Central de Inquéritos e Custódia do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância final.

O magistrado Rogério Rondon, titular da 3ª Vara Cível do Termo Judiciário de São José de Ribamar, foi removido, a pedido, pelo critério de antiguidade, na sessão administrativa ordinária do Órgão Especial desta quarta-feira, dia 5.

O desembargador Paulo Velten enfatizou que essa é uma das poucas unidades que tem atuado completamente de forma presencial. Disse, ainda, que é uma das exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a audiência de custódia presencial. “Temos agora a oportunidade de ter um juiz titular à frente das duas unidades (também da 2ª Central). Desejo muito sucesso pra você”, concluiu. 

CARREIRA

Rogério Pelegrini Tognon Rondon ingressou na magistratura em 2001 e foi titularizado na Comarca de Poção de Pedra. Em seguida, passou pelas Comarcas de Esperantinópolis, Urbano Santos, Zé Doca, Açailândia e Codó até ser promovido para a Comarca da Ilha de São Luís, em 2017, como juiz auxiliar nas unidades cíveis. Foi titularizado na 3ª Vara Cível no termo judiciário de São José de Ribamar permanecendo até esta data. 

O juiz comentou que já conhece o trabalho da 1ª Central de Inquérito e Custódia porque já respondeu por alguns períodos adquirindo experiência nessa atividade. “É algo novo, algo que o Tribunal está esperando engajamento, estratégia de desenvolver essa unidade. A ideia é que sejamos pioneiros em novos projetos, novas ideias que estão sendo desenvolvidas pelo próprio Tribunal”, definiu.

O diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson dos Santos, realizou a leitura do termo de posse e compromisso, durante a solenidade, acompanhado pelo juiz auxiliar da presidência, Anderson Sobral de Azevedo.

POR PROCURAÇÃO

Na mesma solenidade, o juiz auxiliar da presidência, José Nilo Ribeiro Filho representou o juiz Marcos Antonio Oliveira que tomou posse, por procuração, na 3ª Vara da Família da Comarca de Imperatriz, de entrância final.