Giro de Noticias

Setur divulga lista de artesãos maranhenses selecionados na 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Superintendência do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), torna público o resultado da seleção de interessados em participar da 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura. A lista relaciona os artesãos selecionados e entidades representativas do artesanato que vão expor suas peças, no período de 26 de setembro a 1º de outubro, na 5ª Feira Nacional Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza, no Ceará. 

O intuito é incentivar a participação dos artesãos e entidades representativas do segmento, dando visibilidade aos produtos regionais em um evento consolidado nacionalmente na área do artesanato. Foram disponibilizadas para este edital 6 oportunidades para artesãos, sendo 3 vagas para artesãos individuais e 3 para representantes de entidades (federações, associação, cooperativa ou grupo produtivo). 

“A participação dos artesãos maranhenses nas feiras nacionais é de suma importância, não só pela oportunidade de geração de renda e acesso a mercados, mas também pelo troca e pelo intercâmbio e aprendizado que se estabelece nestes espaços”, pontuou o coordenador do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) da Setur-MA, Carlos Martins.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado em junho e teve um prazo de 28 dias para a apresentação das propostas. Os proponentes contemplados terão as passagens aéreas no trecho São Luís – Fortaleza – São Luís custeadas pela Secretaria de Estado do Turismo, ficando as despesas de hospedagem, alimentação e transporte no Ceará sob a responsabilidade de cada selecionado.

A Setur-MA será responsável pelo transporte das peças de artesanato de São Luís/MA a Fortaleza/CE e de Fortaleza/CE a São Luís/MA.

“Essas feiras são uma vitrine importante para a produção artesanal do estado, oferecendo oportunidades de negócios e encomendas. A participação nestas feiras é feita por meio de seleção via edital de chamamento público, garantindo representatividade e qualidade nas exposições”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

“Nos eventos os profissionais do artesanato, tanto individualmente, quanto por meio de suas entidades representativas, estreitam laços e fazem prospecções, fecham vendas dos artesanatos. Os artesãos são a expressão da riqueza cultural que tem o maranhense”, completou Socorro Araújo.

Lista de Finalistas – Artesãos

Edital Fenacce 2023