Judiciário realiza inspeções em unidades prisionais da capital

A 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís realizou esta semana inspeção nas unidades prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís. Na quarta-feira (27), encerrando as visitas, o juiz auxiliar Francisco Soares Reis Júnior, respondendo pela unidade, concedeu a 19 apenados benefícios de progressão ao regime aberto e de livramento condicional. O magistrado também acompanhou a vacinação da segunda dose da COVID-19 de reeducandos e participou da campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama, realizada na Unidade Prisional Feminina.

As inspeções ocorrem todo mês nas 17 unidades prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís, para verificar as condições dos estabelecimentos e entrevistar os apenados sobre suas necessidades e eventuais ocorrências de violação de direitos dentro dessas unidades.

As inspeções deste mês de outubro ocorreram do dia 25 ao dia 27. O juiz visitou as instalações da lavanderia do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde os presos podem trabalhar para remir a pena; e acompanhou a vacinação dos 800 custodiados da Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 6 (UPR 6). Também participou da palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a médica Carolina Amate, na Unidade Prisional Feminina, e esteve na Cooperativa Cuxá, onde ocorrem capacitações e oficinas de costura, crochê e bordado livre. 

Passam por inspeções mensais a Penitenciária Regional de São Luís, Unidade Prisional Feminina (UPFEM-Feminina), Triagem (COTCS), os seis Presídios São Luís (UPSL), as três unidades prisionais de ressocialização (Anil, Olho d´Água e Paço do Lumiar), unidade do Monte Castelo (UPMTC), APAC São Luís, Unidade Prisional de Ressocialização de Segurança Máxima (UPMAX) e as carceragens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Auxiliaram o juiz durante a inspeção uma equipe de servidores, composta pelo oficial de justiça Igor Lima; as assessoras Rafaela Peres e Surama Maciel; e a secretária da  VEP,  Mayara Amaral.