O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Judiciário promove reunião sobre Semana Estadual de Conciliação

O Poder Judiciário maranhense promoveu reunião por videoconferência, nessa segunda-feira (9), com mais de 180 juízes e juízas de comarcas de todo o Estado, para discutir a importância e a sistemática da Semana Estadual de Conciliação.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Paulo Velten, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, pelo presidente do Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), desembargador José Gonçalo Filho, e pelo coordenador do Nupemec, juiz Marcelo Oka.

Na abertura da reunião, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou a importância da iniciativa, conclamando juízes e juízas a se empenharem no evento, selecionando o maior número possível de processos passíveis de conciliação. “Somos uma instituição republicana. Portanto, a Justiça que tarda, falha. Espero contar com o apoio de todos e todas para construirmos uma Justiça de Proximidade, durante a nossa gestão, e fazermos um grande evento, em junho, em benefício da população”, pontuou.

Paulo Velten também destacou que a Justiça maranhense precisa elevar os índices anuais de conciliação para aferição do Prêmio CNJ de Qualidade. Na oportunidade, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, falou sobre os eixos temáticos norteadores da atual gestão (Governança, Resolutividade, Integridade e Transparência), considerados princípios fundamentais para o sucesso do Judiciário, no biênio 2022-2024.

Ao enfatizar a relevância da Semana Estadual de Conciliação, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, também destacou a necessidade de cumprimento das metas relativas à conciliação, propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É um prazer imenso podermos participar deste encontro com juízes e juízas de todo o Maranhão. Estamos focados em cumprir essa meta relativa à conciliação. Apesar de ser algo extremamente desafiador, com uma meta bem ousada, nós vamos conseguir. Afinal, planejamento estratégico é pra ser realizado em conjunto!”, frisou.