Judiciário maranhense participa de encontro de Tribunais sobre gestão de projetos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participa do Encontro de Gestão de Projetos dos Tribunais de Justiça, evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. O encontro teve início nesta quinta (5/10) e terminará hoje, sexta-feira (6/10). Os debates promovem a troca de experiências com outros Tribunais de Justiça e serão instrumentos na disseminação de conhecimento sobre novas metodologias. 

A programação do encontro engloba palestras, painéis e oficinas com a presença de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários do TJMG e representantes de tribunais de Justiça de todo o Brasil. O Judiciário maranhense está sendo representado pelo desembargador Sebastião Bonfim, pelo juiz auxiliar da presidência e coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Tribunal de Justiça do Maranhão (AGEM/TJMA) Márcio Brandão, e pelo supervisor do Escritório de Gestão de Projetos do TJMA, Rodrigo Valente. 

A mesa de honra da abertura do evento teve a presença do presidente, José Arthur Filho; do desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama, membro do comitê técnico da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e que representou o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; do superintendente administrativo adjunto de Governança do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; do desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira; do secretário de Governança e Gestão Estratégica (Segove) do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; do promotor de justiça Rafael Martins, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; da defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, representando  a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; do procurador Carlos Alberto Romã, representando o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; e do procurador-geral do Município de Belo Horizonte, Hércules Guerra, representando o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman Filho.

O Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem do TJMG se apresentou durante a solenidade de abertura com execução do Hino Nacional, Hino do Poder Judiciário e duas músicas.

O presidente do TJMG ressaltou a importância da gestão de projetos e da criação de ambientes colaborativos. “No Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o planejamento estratégico institucional é elaborado a partir de diretrizes estabelecidas pela direção da Casa, dentro de uma visão democrática e compartilhada. Nesta gestão, as linhas mestras desenhadas de maneira coletiva pelos dirigentes foram condensadas no Programa Justiça Eficiente – Projef 5.0. O programa abrange diversas ações estratégicas, que se ancoram no firme compromisso com a razoável duração do processo, com a eficiência e com a celeridade da Justiça em Minas, com a cultura da integridade, com os métodos autocompositivos, com a modernização da Justiça e com o alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário, estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça”, disse. 

Ele também afirmou que o evento envolve os públicos internos das instituições para desenvolvimento de uma gestão eficaz dos projetos. “Gostaria de observar que não podemos nos esquecer de que a cada um de nós, cidadãos e cidadãs deste país, cabe assumir a responsabilidade na construção coletiva que é edificar um Brasil mais justo para as próximas gerações. É no presente, no agora, que esse trabalho precisa e pode ser feito, pois, na linha do tempo, o futuro estará sempre além de nós. Que sejamos capazes de criar ambientes colaborativos, críticos, criativos e interdisciplinares, que inspirem e motivem as pessoas no esforço comum de aprimorar nossos tribunais”, frisou.

GESTÃO DE PROJETOS DO TJMA

São competências da AGEM elaborar e atualizar periodicamente o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA); implantar e realizar a gestão do processo de elaboração do Planejamento Estratégico do PJMA; acompanhar e avaliar o cumprimento das metas estratégicas da organização; entre outras atribuições.