Giro de Noticias

Janeiro Roxo: Governo disponibiliza atendimento especializado no Hospital Aquiles Lisboa

O Governo do Estado tem disponibilizado ao público em geral atendimento ambulatorial em Dermatologia, no Hospital Aquiles Lisboa. Neste mês, o serviço integra as ações da Campanha Janeiro Roxo, que chama a atenção da sociedade para prevenção e cuidados com a hanseníase. A unidade é referência da rede estadual de saúde para assistência a casos da doença. 

A coordenadora administrativa do ambulatório, Fernanda Gomes, explica que a marcação para a consulta pode ser feita na recepção da própria unidade, às segundas e terças-feiras no turno da tarde. Para a marcação, é preciso apresentar documento com foto e cartão do SUS. “Neste mês, o objetivo é alcançar o máximo de pessoas possível, fortalecendo as ações de incentivo ao diagnóstico precoce”, disse a coordenadora.  

O Hospital Aquiles Lisboa oferece todo o tratamento contra a hanseníase, como internação, reabilitação, serviço de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. A unidade também possui outras especialidades, como Ortopedia, Neurologia, Reumatologia, Clínica Geral e Pediatria. 

A enfermeira que atua no setor de Dermatologia, Viviana Timóteo, conta que foi montado um fluxo para melhor atender os pacientes. “Quando o paciente se queixa de sintomas sugestivos para a Hanseníase, realizamos procedimentos como teste de sensibilidade. Caso ele reclame de dores nos nervos e seja observada diminuição na sensibilidade da pele, a pessoa é encaminhada para a avaliação neurológica e realização do teste de baciloscopia”, conta.

Os principais sinais e sintomas da Hanseníase são o aparecimento de manchas avermelhadas, marrons ou esbranquiçadas, além da perda ou redução de sensibilidade; caroços e inchaços, em alguns casos, com dor; fisgadas, dor e sensação de choque nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; redução dos pelos e suor na área da mancha.

O autônomo Jadson de Jesus começou a notar alterações na pele e não perdeu tempo em procurar suporte médico. “Eu sentia como que pequenas fisgadas na pele e isso me incomodava até para dormir. Por isso, é importante que a gente não demore para procurar um médico e, assim, conseguir descobrir o que está acontecendo. Quanto antes a gente se cuidar, melhor será”, compartilhou. 

Mensalmente, são realizados cerca de 900 atendimentos ambulatoriais voltados para detecção e tratamento da Hanseníase no Hospital Aquiles Lisboa. A unidade também realiza cirurgias em pacientes integrados ao Programa da Hanseníase do Hospital Aquiles Lisboa.  

Janeiro Roxo
A Campanha Janeiro Roxo de 2023 tem como tema “Não se esqueça da Hanseníase” e subtema “Essa mancha pode ser Hanseníase”. O objetivo é conscientizar a população quanto ao diagnóstico precoce e tratamento da Hanseníase. Com a campanha, espera-se também fortalecer o rastreio de casos suspeitos, alertar a sociedade para o surgimento de sintomas da doença.