Integrantes do Tribunal de Justiça do Pará realizam visita técnica ao TJMA e Corregedoria
Integrantes da equipe multidisciplinar da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças do Tribunal de Justiça do Pará realizaram, nos dias 25 e 26 de agosto, uma visita técnica às instalações do Tribunal de Justiça do Maranhão e da Corregedoria Geral da Justiça, em especial aos órgãos de fiscalização e arrecadação. Na pauta da visita, o aperfeiçoamento dos processos de trabalho atrelados à arrecadação das receitas que compõem o Fundo de Reaparelhamento do Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, provenientes das atividades judiciais e extrajudiciais.
A equipe de TJ paraense foi composta por Maurício Crispino Gomes, Assessor Jurídico da SEPLAN, Márcio Goes Nascimento, Analista em Tecnologia da Informação e Assessor Técnico da SEPLAN, Jaime Dias Lima, Chefe da Divisão de Arrecadação Extrajudicial, e Arthur Conrado de Melo Neto, Coordenador Geral de Arrecadação. Todos eles integrantes da Secretaria de Planejamento do TJ do Pará. Na Corregedoria, a equipe foi recebida pela juíza Ticiany Gedeon Palácio, auxiliar da CGJ, que acompanhou a visita feita À Divisão das Serventias da CGJ.
Posteriormente, a equipe conheceu mais profundamente todos os sistemas de fiscalização e arrecadação, trabalho feito junto às serventias extrajudiciais, a exemplo do SIAFERJ, ferramenta virtual que foi apresentada aos visitantes pela servidora Delza Abreu, secretária de Análise de Contas da CGJ. Na parte da tarde, foi apresentado aos integrantes do TJ/PA como é feita a prestação de contas dos interinos de serventias, inspeções extrajudiciais, sistema Auditus, Notarium, núcleos, bem como os projetos desenvolvidos pela Coordenação das Serventias, apresentados pela servidora Eliana Monteiro.
BOAS PRÁTICAS
De acordo com a solicitação da presidência do Tribunal de Justiça do Pará, a realização de visita técnica ao Judiciário maranhense buscou proporcionar a imersão da equipe multidisciplinar da Secretaria de Planejamento Coordenação e Finanças nas técnicas, métodos e ferramentas de tecnologia e gestão utilizados nos processos de trabalho e processos gerenciais dos setores responsáveis pelo monitoramento da arrecadação e pela fiscalização dos serviços registrais e notariais.
Esclareceu que essa imersão visa à obtenção do conhecimento de boas práticas e novas possibilidades de implementação de ferramentas tecnológicas para o aprimoramento dos processos de trabalho do Poder Judiciário do Estado do Pará, atinentes à a