Inscrições abertas para mestrado profissional em Educação Inclusiva

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu inscrições para a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei). O programa de mestrado envolve a participação simultânea das instituições de ensino superior associadas. A UEMA é a única instituição da região Nordeste a integrar a Rede Profei, tendo disponibilizado 18 vagas para o curso no estado do Maranhão. O curso é oferecido na modalidade semipresencial e é intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET).

O objetivo do programa é a formação continuada e em serviço para professores da educação básica pública, promovendo o desenvolvimento de estudantes público-alvo da educação especial, garantindo, assim, práticas inclusivas e de qualidade. O Profei é constituído por três linhas de pesquisa: “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva”, “Práticas e processos formativos de educadores para educação inclusiva” e “Inovação tecnológica e tecnologia assistiva”. 

Diferentemente do mestrado acadêmico, que enfatiza mais as pesquisas acadêmicas sobre temas relevantes à sociedade como um todo, o mestrado profissional tem como foco a transferência do conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho de uma forma mais dinâmica e eficiente. Ou seja, o mestrado profissional foca na atuação do profissional no mercado e como aquele conhecimento pode impactar a experiência do seu público-alvo. 

Para o reitor da UEMA, Prof. Gustavo Costa, o programa atende a uma alta demanda no estado do Maranhão. “Para a UEMA é uma oportunidade satisfatória poder contribuir com a formação continuada de profissionais da educação, aumentando o repertório de conhecimentos e ajustando práticas diferenciadas, que vão beneficiar um número considerável de estudantes da educação básica pública. Além disso, o curso também aproxima os professores das exigências mais atualizadas do mercado, especificamente na área da educação inclusiva”, comentou o reitor.  

As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação, Inclusiva em Rede Nacional, se estendem até o dia 4 de setembro, pelo site seletivoprofei.uemanet.net. Para mais informações sobre os critérios para participação e processo seletivo, basta acessar o edital em mestradoprofei.uemanet.net.

Sobre o Programa

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) é um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC).

O programa é constituído por uma Rede Nacional de instituições de ensino superior. Além da UEMA, também fazem parte a UNESP, UNEMAT, UDESC, UNIFESSPA, UEM, UNESPAR e UEPG, todas são instituições de âmbito  estadual. O mestrado nasceu de uma proposição da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e conta com o apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.