IMPERATRIZ – Projeto de ressocialização de detentos concorre ao Prêmio Innovare

O Ministério Público do Maranhão está concorrendo ao Prêmio Innovare (Edição 2020) com o projeto “Tocando a Vida – Reintegração Social pela Música”, desenvolvido na cidade de Imperatriz. O projeto promove ressocialização por meio de aulas de música online para internos das unidades prisionais da comarca.

A iniciativa é da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, cujo titular é o promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva. O objetivo é envolver os apenados em uma atividade que possa servir como terapia, assim como também desenvolver uma habilidade ainda não revelada.

“Não é um projeto que visa passar tempo nas unidades. É uma iniciativa que enseja a formação de músicos profissionais para que eles possam, ao sair do presídio, tocarem a vida com meios lícitos”, destaca o promotor de justiça Domingos Eduardo.

De acordo com o representante do Ministério Público, outro objetivo é combater a reincidência criminal, que chega a ser de 80% a 85%. O promotor de justiça destaca que a iniciativa visa prevenir a criminalidade, para que o reintegrado, quanto estiver cumprindo o restante da pena, em livramento condicional ou progressão de regime, possa ter um meio lícito de ganhar a vida.

O lançamento oficial do projeto seria no dia 20 de março passado, mas foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, houve um pré-lancamento na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e na Unidade Prisional de Imperatriz.

As unidades já receberam doações de instrumentos e os internos da Apac estão tendo aulas online com os músicos da banda Impacto Sublime. As aulas também seriam ministradas pela modalidade presencial mas foram adaptadas por conta do isolamento.

PRÊMIO INNOVARE

Ao todo, 646 práticas foram classificadas para participação nesta 17ª edição do Prêmio Innovare, que tem como tema “Defesa da Liberdade”. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare vem trabalhando para identificar e colocar em evidência iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da justiça.

Ao todo, já foram premiadas 226 práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica. Todas as iniciativas selecionadas são incluídas no Banco de Práticas do Innovare. Elas podem ser consultadas gratuitamente no site www.premioinnovare.com.br.