Caixa e BB derrubam liminar para não fazer teste nos bancários

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), em decisão singular do desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, suspendeu os efeitos da liminar concedida ao SEEB-MA, que determinava a testagem periódica da Covid-19 nos bancários da Caixa e do BB que estão trabalhando no regime presencial.

O objetivo dos testes era diagnosticar a doença e evitar a propagação do coronavírus nas agências bancárias do Estado, resguardando a saúde dos funcionários e da população.

Um dos argumentos acatados pelo magistrado, nos mandados de segurança impetrados pela Caixa e pelo BB, é de que a realização dos exames seria uma medida muito “gravosa” para os bancos, não possuindo, ainda, amparo legal.

Diante disso, o SEEB-MA já estuda as medidas jurídicas cabíveis e repudia a atitude da CEF e do BB, que lucraram quase R$ 40 bilhões em 2019, mas, ainda, assim, demonstram todo o seu descaso com a saúde de seus funcionários e da população, “expondo todos ao contágio pelo coronavírus por pura ganância, colocando o lucro acima da vida das pessoas” – criticou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan.

Apesar da decisão, a liminar continua valendo para os demais bancos que atuam no Maranhão.