.

IFMA e SEMUSC assinam convênio para oferta de estágio na Defesa Civil de São Luís

Estudantes do curso técnico em Edificações e do bacharelado em Engenharia Civil do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo já contam com a possibilidade de estagiar na Defesa Civil de São Luís. Na manhã desta terça-feira (18), o pró-reitor de Extensão do IFMA, professor Carlos Alexandre Amaral, esteve na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), onde foi assinado o termo de convênio para concessão de estágio supervisionado. Na ocasião, a equipe da SEMUSC comandada pelo secretário Marcos Affonso também tratou de um futuro acordo de cooperação para emissão de laudos e mapeamento de áreas de risco na capital maranhense.

O convênio tem duração de 60 meses a partir da data de assinatura. Os estagiários deverão atuar na Defesa Civil Municipal, vinculada à SEMUSC, sob a supervisão de profissionais designados entre os técnicos e engenheiros do órgão para orientar as atividades e avaliar o desempenho. A Defesa Civil trabalha para prevenir e responder a cenários de desastres – como deslizamento de terra, desabamentos, alagamentos, etc. – atuando para reestabelecer a normalidade e preservar a vida das pessoas.

O professor Carlos Alexandre Amaral destacou a importância de ampliar as possibilidades de estágio para os discentes do Instituto, e também enfatizou o potencial dessa aproximação com a SEMUSC no sentido de gerar outras parcerias. “A gente vai colocar os nossos alunos para estagiar em situações de problemas reais, possibilitando a prática em um serviço dessa relevância para o município”, comemorou.

Atualmente, também está em andamento uma articulação para que os dois órgãos desenvolvam um trabalho de cooperação a partir dos laboratórios de Construção Civil do Campus Monte Castelo. O secretário Carlos Affonso reafirmou que o conhecimento técnico especializado do IFMA vai somar à missão do órgão de evitar problemas e salvar vidas. “Nós vamos usar na ponta aquilo que o IFMA promove, que é o conhecimento. Até porque o trabalho da Defesa Civil não pode ser pautado em achismo, tem que ser técnico”, comentou.

Também presente na assinatura do convênio, o superintendente da Defesa Civil do município, Alexssandro Nogueira, avaliou que as futuras parcerias com o IFMA poderão dar mais credibilidade e confiança ao trabalho do órgão. “A gente vai poder analisar melhor as áreas de risco no que se refere ao solo, para poder dizer com segurança se ali é impróprio ou não para habitação”, afirmou.

Além do secretário de Segurança com Cidadania e do superintendente da Defesa Civil de São Luís, também esteve presente na reunião o assessor especial da SEMUSC, Coronel Roberto. Nos próximos dias, as instituições continuarão as tratativas para a realização de novos projetos e oferta das vagas de estágio.