O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

IEMA de Tutóia vai potencializar desenvolvimento regional com capacitação juvenil

Em breve mais um município maranhense receberá uma nova unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que fará parte do conjunto de investimentos feito pelo Governo do Estado no projeto de ressignificação dos espaços educacionais por todo o Maranhão. E é na cidade de Tutóia que as atividades estão em andamento, já em fase de finalização da primeira etapa.

As obras de construção desse complexo educacional estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), que tem dado atenção para que todas as dependências sejam entregues com estruturas adequadas. No local já foi finalizada a montagem de janelas e a preparação de pisos e portas para colocação. Além disso, continuam em execução os serviços de pavimentação externa, gradil, esquadrias, cobertura de refeitório, hall de entrada, conclusão do bloco pedagógico, como também os serviços que estão sendo feitos em outras áreas em paralelo.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura Clayton Noleto, garantir o acesso à educação de qualidade para todos é uma marca da gestão do governador Flávio Dino. “O Governo do Estado tem feito uma revolução na rede de ensino em todo o estado, oferecendo aos nossos alunos da rede pública uma realidade que antes só era possível no setor privado. Hoje ver esses jovens participando de intercâmbios e competições internacionais nos traz muita satisfação. É por isso que temos trabalhado para entregar obras educacionais com a melhor estrutura possível para a população”, enfatizou o secretário.

Seu Francisco de Assis, que é supervisor de obra, conta que o instituto terá sua primeira etapa concluída conforme o previsto. “O andamento da obra eu estou achando excelente porque a gente está trabalhando aqui de domingo a domingo. Aqui não para. Por isso a gente está vendo este avanço aqui”, afirmou o supervisor.

A concretização do sonho de ter uma unidade educacional desse porte em Tutóia tem um impacto tanto na educação, que irá promover um ambiente inovador para que os alunos desenvolvam suas habilidades, como também, desde agora, um impacto econômico da obra para a população, gerando emprego e renda. Hoje existem cerca de 94 pessoas da região trabalhando na construção. 

O IEMA de Tutóia terá em sua estrutura hall principal, passarela, biblioteca, auditório para 200 lugares, bloco pedagógico (térreo e superior), blocos de serviço, e será composto também por espaços interativos que promovam o desenvolvimento social e tecnológico como área de vivência, quadra poliesportiva, laboratórios especiais e anexo. 

O pioneirismo do IEMA no Maranhão

O projeto de implantação do IEMA foi criado em 2015 com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino profissional, científico e tecnológico em todo o Estado, fortalecendo assim a rede estadual de educação, oferecendo à comunidade estudantil do setor público um ensino de primeira qualidade. O Instituto está organizado em Unidades Plenas, que ofertam Ensino Médio Técnico de tempo integral, e também nas Unidades Vocacionais, que ofertam cursos profissionalizantes para jovens e adultos, além de unidades bilíngues de Ensino Fundamental. Atualmente, o Governo do Maranhão continua com obras de IEMAs em andamento nas cidades de Balsas, Carutapera, Chapadinha, Coelho Neto, Santa Helena, Santa Luzia, São Mateus, São Domingos e Vitória do Mearim.