O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Governo registra mais de 300 atendimentos no Hospital de Campanha.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou 314 atendimentos no Hospital de Campanha. Instalado entre 18 a 21 de fevereiro, o equipamento prestou atendimento de urgência e emergência, na Praça Maria Aragão, em São Luís, durante a programação do Carnaval do Maranhão, realizado pelo governo do Estado. 

“Com a instalação do Hospital de Campanha, nós descentralizamos a assistência e agilizamos o atendimento aos foliões. Todo esse trabalho é fruto do comprometimento dos profissionais que atuaram na preparação da unidade e no atendimento, o que inclui também o transporte sanitário dos pacientes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

As equipes do hospital atenderam casos de pessoas com náuseas e vômitos, colelitíase (pedra na vesícula), cefaleia (dor de cabeça), vertigem, ingestão excessiva de bebida alcoólica, crise de ansiedade, além de sutura e curativo para cortes e machucados.

“As festividades do Carnaval eram muito esperadas por todos, principalmente após estes últimos dois anos em que precisou ser suspensa devido a pandemia causada pela Covid-19. A instalação do Hospital de Campanha garantiu aos foliões atendimento em saúde”, disse a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Josélia Alves.

Ambulâncias estiveram à disposição dos foliões para os casos de transferência dos pacientes, nos circuitos Beira-Mar e Litorânea. Ao todo, 20 transferências foram realizadas, sendo as de primeiros socorros para a UPA do Bacanga e as de maior gravidade para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I).

O hospital funcionou todos os dias do circuito montado pelo governo do Estado, na Beira-Mar, sempre das 18h às 3 da manhã. No local, foram instalados leitos clínicos e poltronas para atendimento, além do suporte multiprofissional de médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnico em higienização e vigilante.◀