Governo garante incentivo à leitura com 85 Faróis do Saber reformados em todo Maranhão
O Farol do Saber é um equipamento educacional de incentivo à leitura e cultura que democratiza o acesso da população maranhense ao universo literário. Ao todo 85 Faróis do Saber, frutos do trabalho conjunto entre Secma e Seduc, foram inaugurados ou reinaugurados no governo Flávio Dino.
Mais sete municípios serão contemplados com os Faróis, são eles Marajá do Sena, Peri Mirim, Fortuna, Mirador, Olho D’água das Cunhãs, Palmeirândia e Lago dos Rodrigues.
“Alcançamos a marca de 85 bibliotecas Faróis do Saber requalificados no Maranhão, com isso, fomos o estado que mais abriu ou reabriu bibliotecas em todo Brasil. Livros abrem portas e são chaves de oportunidades para todos os maranhenses, além de servir para como incentivo para que nossa população leia mais. Mas esse feito não seria possível sem a determinação política, trabalho e esforço do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão, que sempre se preocuparam em fortalecer a Educação e a Cultura no estado”, destaca o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a respeito da revitalização e reabertura dos faróis em diversos municípios maranhenses.
Maria Regina Soares de Souza, agente comunitária do município de São Bento que foi contemplado com Farol do Saber, ressaltou que, mesmo com toda tecnologia, o livro é uma ferramenta de desenvolvimento humano. “O livro é muito importante, principalmente para os jovens em busca de conhecimento e crescimento profissional. Sinto-me feliz e orgulhosa, porque esse espaço físico estava fechado, abandonado. Então, hoje é dia feliz para mim, que cresci e estudei aqui em São Bento. Que seja muito bem aproveitado pelas pessoas que moram aqui”.
Acervo literário dos Faróis
As bibliotecas do Farol do Saber integram o Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão, que inclui ainda a Biblioteca Benedito Leite, além de instituições municipais e comunitárias.
A inclusão no sistema permite que estes espaços de leitura possam receber aquisições do Governo e, assim, reforçar seus acervos, com títulos atualizados e locais, valorizando as produções de escritores maranhenses.
Estrutura
Nova estrutura, novos mobiliário e acervo com mais de 100 exemplares de obras de autores nacionais e internacionais, reativam esses espaços de lazer e cultura também anteriormente fechado há mais de cinco anos.
Para o secretário Anderson Lindoso, o Farol do Saber devolve ao maranhense a oportunidade de desfrutar o prazer da leitura com uma estrutura digna. “As portas abertas dos Faróis possibilitam aos jovens acesso ao legado cultural com oportunidades iguais de cultura e com mobiliário adequado para a prática de uma leitura prazerosa”.