Governo entrega novo prédio da UEMASUL e garante obra que beneficiará a Região Tocantina

Julho começa com mais investimentos do Governo do Estado no Ensino Superior na cidade de Imperatriz. Nesta quinta-feira (1º), foi entregue o novo prédio da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), localizado em frente ao campus do Centro, no local onde funcionava a Faculdade Pitágoras. 

Na solenidade de entrega, estiveram presentes o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão, o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Davison Nascimento, o deputado estadual Marco Aurélio, além de autoridades políticas locais.

Para o governador Flávio Dino, a nova estrutura representa mais oportunidades para os estudantes da região. “É importante compreender que, além de melhores condições infraestruturais e de aprendizagem, essa estrutura significa a possibilidade de abertura de mais cursos, mais vagas e mais oportunidades para a população”, afirmou.

O novo prédio da universidade era um pleito de professores e alunos que foi intermediado pelo secretário Clayton Noleto, ex-aluno da instituição, o que motivou reconhecimento pela reitora da UEMASUL. “Quero agradecer especialmente ao secretário Clayton Noleto, que nos escutou, pela forma como entendeu o que nós precisávamos. Você foi firme e segurou a nossa mão. A universidade agradece imensamente”, ressaltou a reitora Elizabeth Nunes.

Outros investimentos

Em 2016, a UEMASUL foi criada. Imediatamente, o campus do Centro recebeu uma reforma, com intervenções nas 32 salas de aula, cinco laboratórios, salas do setor administrativo, da sede do Diretório Central dos Estudantes e também construção de novas estruturas como a área de vivência com cantina e espaço para reprografia e um novo laboratório de informática.

Além disso, está em andamento a construção do novo Centro de Ciências Agrárias, que atende aos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Localizado na BR-010, a unidade de ensino vai dispor de 20 salas e 21 laboratórios, além de biblioteca ampla, auditório setorial, cantina e área de vivência, a proposta do novo centro é investir no processo de aprendizagem do acadêmico, garantindo estrutura e mecanismos para a completa imersão e produção da ciência.

As ações do Governo do Maranhão na UEMASUL atendem a uma demanda histórica de servidores e estudantes por mais autonomia e melhores condições para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, colaborando para o fortalecimento da produção de conhecimento regional. 

Ainda na tarde de quinta-feira (1ª), a comitiva do Governo do Estado em Imperatriz, entregou o Centro de Artesanato. Executados pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, os serviços realizados incluem a substituição do telhado existente por telhas termo acústicas, climatização, iluminação, substituição de algumas esquadrias e pintura em geral, instalação de rampas de acessibilidade a aparelhos de ar-condicionado.

Além de deixar o ambiente mais confortável, a reforma valoriza uma fonte de renda importante que é o artesanato e, consequentemente, incentiva um meio de expressão e preservação da cultura local, bem como promove uma alternativa mais sustentável de consumo. 

Finalizando a agenda repleta de investimentos para a cidade, o secretário Clayton Noleto assinou a Ordem de Serviço que será executada no âmbito de atuação da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), beneficiando, além de Imperatriz, os municípios de Açailândia, Davinópolis, Edison Lobão, João Lisboa e Vila Nova dos Martírios. 

O governador Flávio Dino e a comitiva da Administração Estadual também visitaram as instalações da Academia Imperatrizense de Letras, local que foi totalmente restaurado. Emocionado, o governador disse que esse foi o último pedido de obra que seu pai, Sálvio Dino, fez em vida. Agora, o pedido se tornou realidade.