Governo do Maranhão realiza eleição para composição da CIEA
O Governo do Maranhão realizou, na quarta-feira (04), por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e de Educação (Seduc), a eleição do segmento da sociedade civil da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA).
A CIEA funciona como órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo da Política Estadual de Educação Ambiental do Estado do Maranhão. É composta por representantes do poder público e sociedade civil organizada. Realizou o processo de eleição para sua nova composição de membros, titulares e suplentes, para o biênio 2020-2022.
Durante o evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, destacou a importância crucial da formação da nova comissão, porque ela será responsável pelas deliberações para a implementação da Escola Ambiental, promulgada pelo governador Flávio Dino, a qual compete a SEMA na questão da Escola Ambiental Não-formal.
A superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Laís de Morais Rêgo, destacou a eleição da CIEA como um momento muito importante. “Nós vamos formar um novo grupo para atuar neste colegiado, que tem poder deliberativo, consultivo e normativo da Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, atuando junto com a SEMA e com a Seduc e formando, então, o Sistema Estadual de Educação Ambiental”.
Laís de Morais Rêgo ressaltou que o momento é de fundamental importância fazer a eleição da sociedade civil e, em seguida, junto com os outros 13 membros do poder público, formar os 26 membros da CIEA.
A supervisora do Currículo Escolar da SEDUC/MA, professora Maria do Perpétuo Socorro Fortes, enfatizou que a comissão vai contribuir na gestão compartilhada entre a Seduc e a SEMA, em prol das ações e movimentos da educação ambiental no Maranhão, no que diz respeito ao processo de escolarização e currículo da Educação Ambiental e as ações institucionais e sociais no estado.