Governo do Maranhão lança Campanha Outubro Rosa nesta quarta-feira (07)

Com o tema “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”, a Secretaria de Estado da Saúde dá início a Campanha Outubro Rosa, que alerta para a prevenção e o combate ao câncer de mama, nesta quarta-feira (07), às 9h, na Policlínica Diamante.

A campanha acontece, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, que ampliou a oferta de consultas com mastologista e exames de mamografia. Serão mais de 6 mil atendimentos voltados ao público-alvo, mulheres de 40 a 69 anos, durante o mês de outubro. 

Para agendamento da consulta e/ou do exame é necessário procurar um dos canais de marcação. São eles: o Viva Cidadão (Beira Mar, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping e Golden Shopping), através do aplicativo Procon MA, no site seati.segov.ma.gov.br/policlínica ou pelo Disque Saúde (3190-9091).

Somente para agendamento com mastologista é obrigatório o encaminhamento do SUS. 

A Secretaria também realizará blitzen em pontos centrais nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Pinheiro para orientar sobre a importância de procurar os serviços de saúde para a prevenção do câncer. Durante a abordagem, serão realizados agendamentos de exames de mamografia com mulheres do público-alvo.

Dados

Até o momento, 137 pessoas receberam diagnóstico para o câncer de mama no Maranhão. O objetivo da campanha é incentivar a prevenção e garantir o diagnóstico precoce, que permite 90% de chance de cura se detectado na fase inicial.

Prevenção e Tratamento

Desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de oncologia e na descentralização dos serviços de mamografia. Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual para tratamento oncológico são o Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Macrorregional de Caxias e, através de convênio, na cidade de Imperatriz.

Os aparelhos de mamografia do Sistema Único de Saúde estão distribuídos em 11 regionais de saúde. Estes estão localizados nas cidades de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, 

Chapadinha, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, São Luís, Timon, Tuntum, Santa Inês e São João Patos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.