Governo do Estado retoma monitoramento dos Restaurantes Populares

Para garantir a boa execução das políticas de Segurança Alimentar no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), retomou as rotas de monitoramento aos 50 Restaurantes Populares implantados nos municípios. A atividade, que tinha sido suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus, fiscaliza o bom funcionamento dos equipamentos de segurança alimentar.

Na última semana, os municípios de Santa Luzia do Tide, Imperatriz, Açailândia, Itinga, Grajaú e Pedreiras receberam as equipes técnicas da Sedes para tratar sobre o funcionamento dos restaurantes. Dentre os assuntos discutidos, o fortalecimento da agricultura familiar local foi um dos que se destacaram, já que 30% dos alimentos utilizados nos restaurantes devem ser oriundos desta atividade. Para o secretário Márcio Honaiser, mais importante que a expansão da rede de Restaurantes Populares é a qualidade do serviço oferecido à população.

“Buscamos a melhor execução das atividades que acontecem nos restaurantes populares, equipamentos que contribuem com a erradicação da fome no nosso estado. Realizamos visitas técnicas de forma regular para estarmos alinhados com as equipes de trabalho locais, identificando necessidades, ouvindo os usuários, recebendo críticas e sugestões, para que possamos melhorar cada vez mais o nosso trabalho”, disse o secretário.

De acordo com o coordenador dos Restaurantes Populares, Gilmarcio Lopes, a Sedes busca outros parceiros para contribuir com o fortalecimento dos agricultores locais, a fim de aprimorar o fornecimento de alimentos aos restaurantes.

“Estivemos reunidos com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), agricultores e representantes de algumas secretarias municipais de agricultura familiar, para estabelecermos estratégias de localização dos produtores, e melhorias de produção e fornecimento dos alimentos aos restaurantes. Sabemos que o consumo desses alimentos orgânicos, além de