Governo do Estado realiza Sopão Solidário e Oficina Chefes Mirins

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), realizou, na manhã desta sexta-feira (21), a Oficina Chefes Mirins para as crianças da comunidade Vila Itamar, e o Sopão Solidário ao público em situação de vulnerabilidade no Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), em São Luís.

A Oficina Chefes Mirins busca levar a educação alimentar às crianças, estimulando práticas saudáveis e as conscientizando quanto ao aproveitamento integral dos alimentos. A ação foi realizada na Unidade de Ensino Básico Luís Rego, para os alunos do 1º ao 3º ano, onde foram feitas dinâmicas e atividades lúdicas, como a reprodução de receitas utilizando frutas, legumes e verduras com a mão na massa.

Logo após, ocorreu o Sopão Solidário, uma iniciativa mensal promovida pelo Banco de Alimentos do Estado do Maranhão, cuja a finalidade é distribuir uma sopa nutritiva e saudável ao público de catadores e demais trabalhadores das redondezas do Ceasa, que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional. No local foram entregues cerca de 200 copos contendo 500 ml cada, além da realização de aferição de pressão e avaliação nutricional.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, atividades como essas são de suma importância para auxiliar as comunidades mais vulneráveis. 

“Hoje estamos levando informação e alimento para quem mais precisa. A Oficina Chefes Mirins é muito importante, visto que leva conhecimento, desde cedo, para as crianças, que vão replicar tudo isso em casa, repassando esse processo saudável adiante. O Sopão Solidário também vem se fortalecendo a cada mês que se passa, ajudando cada vez mais pessoas. Esse é o papel da Sedes, levar desenvolvimento para todos”, pontuou o secretário.

A coordenadora do Banco de Alimentos, Rafaelle Corrêa, frisou a relevância da ação. “Hoje realizamos a entrega de mais 200 copos de sopa para os trabalhadores do Ceasa. Isso é muito importante, pois mostramos para eles a necessidade de se ter uma boa alimentação, fornecendo um alimento muito nutritivo”, frisou. 

As ações mobilizaram as duas comunidades, proporcionando uma troca de informações, além de ajudar no combate à insegurança alimentar e nutricional no estado.