Governo do Estado amplia oferta de consultas e exames durante o Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), expandiu as consultas com mastologista e exames de mamografia. A estimativa é realizar mais 6,5 mil atendimentos nas unidades da capital e interior.

Com o tema “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”, a Campanha Outubro Rosa 2020 destaca que no combate ao câncer de mama é fundamental perceber os sinais do corpo e buscar atendimento com profissional de saúde. O lançamento oficial acontecerá simultaneamente em todas as unidades de saúde de gestão da SES, no dia 7 de outubro. 

Durante o mês de outubro serão oferecidas cerca 1,5 mil consultas com médico mastologista e mais de 5 mil exames de mamografia nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Chapadinha e Pinheiro. As mamografias serão agendadas sem encaminhamento médico desde que a mulher esteja na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos. Já no agendamento das consultas com mastologista é necessário o encaminhamento médico. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a oferta de serviços é tão importante quanto a participação dos maranhenses na campanha. “Embora ofereçamos habitualmente os serviços de diagnóstico do câncer de mama nas nossas Policlínicas e Hospitais, a Campanha Outubro Rosa é de extrema importância por sensibilizar a sociedade, que busque o atendimento de modo preventivo. Se o câncer for detectado previamente a chance de cura chega a 90%”, explica. 

Para realizar o agendamento nas unidades da capital, o usuário pode utilizar os seguintes canais: o Disque Saúde, através do número (98) 3190-9091; uma das quatro unidades do Procon/Viva (Shopping da Ilha, Golden Shopping, Pátio Norte Shopping e Beira Mar); através do Aplicativo do Procon MA; ou no site do Procon, no endereço www.procon.ma.gov.br. 

Em todos os canais de agendamento é necessário ter o RG e o cartão SUS em mãos. O atendimento nas unidades do interior será encaminhado pelas Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde para atendimentos de consultas, bem como exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.