Governo disponibiliza ambulatório para atendimento a casos de Covid-19 em Imperatriz

O Governo do Maranhão tem executado estratégias de enfrentamento ao coronavírus por todo o estado, entre elas está a criação de um ambulatório instalado no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz. O serviço deu início aos atendimentos nesta quarta-feira (13), tendo como foco pessoas com quadro leve da doença que também tenham algum tipo de comorbidade.

“Assim como no ambulatório de São Luís, queremos dar atenção especial às pessoas suspeitas de Covid-19 e que também sejam portadoras de doenças como hipertensão, diabetes, asma, obesidade, entre outras. Dessa maneira, vamos tanto acompanhar de perto os pacientes, como evitar agravamento do quadro clínico e, consequentemente, diminuir o índice de ocupação dos leitos de internação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A nova estrutura dispõe de dois médicos por turno em ritmo de atendimento semanal, sempre das 8h às 18h. Ao chegarem ao local, os pacientes são submetidos a exames de sangue, tomografia, raio-x, medicação, além do agendamento para consulta de retorno com intervalo de 24 a 72 horas.

Os pacientes são encaminhados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bernardo Sayão, e, para os que não possuem transporte próprio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está disponibilizando uma van que faz o translado até o ambulatório. A meta inicial é atender cerca de 100 pessoas por dia, funcionando de segunda a segunda.

De acordo com o diretor clínico do Hospital Macrorregional de Imperatriz, Wesley Garcia, o impacto deverá ser o mais positivo possível. “Agora, a população tem mais uma estrutura voltada para o atendimento relacionado à Covid-19. Isso contribui para que o sistema público de saúde não entre em colapso e faz com que nós, profissionais de saúde, possamos trabalhar com a certeza de que os pacientes serão acolhidos”, destacou.

Atualmente, o Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto conta 44 leitos de enfermaria e 22 de UTI, mas será ampliado podendo chegar a 32 leitos de UTI e 96 de enfermaria. Além da unidade estadual, a população conta com suporte especializado contra o coronavírus em um hospital de campanha administrado pelo executivo municipal e mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).