O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Governo alinha com gestores regionais de saúde estratégias para avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19

O Governo do Estado segue com ações para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 no Maranhão. Nesta quinta-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma oficina com gestores regionais de saúde com o objetivo de alinhar estratégias para ampliar a vacinação nos 217 municípios.

As ações foram apresentadas aos gestores pelo secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes. “Neste mês, vamos aos doze maiores municípios do estado, visitando, a cada semana, três cidades. Na próxima semana, estaremos nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Balsas com as equipes do estado para auxiliar na digitação e levar a esses locais as estratégias de vacinação”, explicou.

As outras cidades a serem visitadas pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde são Bacabal, Caxias, Timon, Santa Inês, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Codó, Chapadinha e Pinheiro. Os municípios também serão preparados para descentralizar a vacinação com o auxílio das equipes do Programa Saúde na Família, com a realização de um treinamento para manuseio e acondicionamento da vacina Pfizer. Além disso, será realizado também levantamento das fichas de vacinação que ainda precisam ser digitadas e inseridas no sistema do Ministério da Saúde.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, destacou a importância do encontro. “Estamos reunidos com o objetivo de elaborar novas estratégias para que possamos avançar na cobertura vacinal contra a Covid-19. Estratégias essas que vão ajudar os 217 municípios a avançar nesta medida que pretende, acima de tudo, proteger a população da forma mais grave do vírus e suas variantes”, afirmou.

De acordo com o coordenador das Regionais de Saúde do Maranhão, Aristeu Marques, as estratégias apresentadas durante a oficina serão levadas pelos gestores regionais de saúde aos 217 municípios. “Nossa intenção é que os gestores possam propagar essas ações nos municípios pertencentes às suas Regionais de Saúde para que aumente a procura pela vacina contra a Covid-19 e possamos garantir o retorno seguro à normalidade”, disse.

O gestor regional de Saúde da Unidade Regional de Bacabal, Michael Jackson, ressaltou que o encontro é importante para o avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado. “Sabemos que cada região tem suas particularidades, seja por conta de fatores socioeconômicos ou político e geográficos, mas hoje aqui possuímos um único objetivo, sair daqui com estratégias, certas e verdadeiras para que possamos atingir o maior público possível na vacinação e melhorar nossos indicadores”, ressaltou.