Aprovado em primeiro turno PL que visa instituir dança nas comunidades

Foi aprovado em primeiro turno, na sessão dessa quarta-feira, 03, um projeto de lei, de autoria da vereadora Silvana Noely (PTB), que visa instituir o Projeto Artístico Balé na Cidade e o Programa Dança nas Comunidades, ambos têm como objetivo difundir a dança como bem cultural democrático, profissional ou amador.

O Balé na Cidade, por exemplo, tem como finalidade apoiar a manutenção e o desenvolvimento profissional continuado em dança. Já o Dança nas Comunidades, visa garantir o acesso gratuito à formação continuada em dança para jovens e crianças de diversas comunidades da cidade.

Segundo a autora, o PL 69/21 é uma política de valorização da dança e, sobretudo, dos seus profissionais, por meio, da promoção de atividades artísticas que podem, inclusive, transformar vidas nas periferias. O PL segue para o interstício regimental antes de ser votado em segundo turno.

“Nós buscamos a valorização dos profissionais desse seguimento, de modo a evitar que nossa cidade seja apenas uma exportadora de talentos que, em regra, vão buscar condições dignas de trabalho fora de São Luís. Além de contribuir para redução da vulnerabilidade social de crianças e jovens”, declarou Noely.

Como vai funcionar
As aulas do Programa Dança nas Comunidades serão ministradas pelos próprios bailarinos do Balé da Cidade, que por sua vez serão contratados por meio de edital de seleção pública, para a contratação de profissionais especializados. O intuito é propiciar a capacitação e aprimoramento técnico aos alunos das Escolas Municipais e jovens e crianças com famílias de baixa renda nas comunidades.