Seduc toma posse no Conselho Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

Em Brasília (DF), representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tomou posse no Conselho Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA). O encontro ocorreu nesta quinta (24) e sexta-feira (25), no auditório do Edifício sede do Ministério da Educação (MEC).

As ações do Consed ajudarão o MEC na elaboração, acompanhamento e avaliação da política de alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste primeiro momento, o encontro reabriu o diálogo com as várias instituições que compõem o CNAEJA, com o objetivo da reconstrução coletiva da EJA no Brasil.

O evento na capital federal contou com a participação da secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, que ressaltou a importância do encontro visando à construção de políticas eficazes, para fortalecer ainda mais a EJA em todo o país.

“Assumimos o compromisso de discutir uma educação de jovens e adultos que faça sentido para o público em questão, considerando, sobretudo, as particularidades do território. Esse momento é importante para alinharmos ações e construirmos políticas educacionais efetivas para esse segmento da população”, destacou Nádya Dutra.

A secretária adjunta também ressaltou os desafios a serem enfrentados. “São diversos desafios a se enfrentar para chegarmos a um novo olhar para a educação de jovens e adultos, e o CNAEJA deseja mobilizar, a partir dos seus membros e instituições representadas, uma revisão dos programas em andamento, as reflexões sobre as normas vigentes e as demandas da sociedade para os próximos anos”, concluiu.

Durante o encontro, houve apresentação da proposta de regimento da CNAEJA e encaminhamentos dos trabalhos, discussão sobre as propostas de políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos, apresentação das ações da Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (DPAEJA), com discussão e recomendações, elaboração de cronograma de trabalho, entre outras propostas