Funac completa 28 anos e expande serviços da Padaria Escola

Os adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) estão aprendendo a manusear com destreza, forno, estufas e batedeiras, utensílios que fazem parte da rotina do grupo de produção da Padaria Escola, localizada no Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar.

Nesta terça-feira (13), data em que a Funac completa 28 anos, os socioeducandos demonstrarão na prática como são realizadas a confecção dos produtos produzidos na Padaria Escola e distribuídos para os Centros Socioeducativos localizados na Grande Ilha. A proposta é expandir a produção e comercializar os produtos. O dinheiro será revestido para ajudar as famílias dos adolescentes que integram o grupo de produção, nesse período crítico de pandemia.

Padaria Escola e Fabricação

A Padaria Escola foi montada especialmente para atender aos socioeducandos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. A padaria tem como objetivo capacitar adolescentes na área da panificação e confeitaria, com ênfase na educação alimentar, produção de alimentos, promoção humana e inserção no mercado de trabalho.    

Divididos em duas turmas de cinco alunos cada, os adolescentes aprendem as técnicas de preparo de diversas guloseimas como pães, mini-pizza, casadinho, pão de queijo, entre outros. Além disso, participam de capacitações sobre conservação de alimentos e cuidados com a higiene. Cerca de 100 adolescentes aprenderam o ofício da panificação e alguns já se encontram no mercado de trabalho. Em dezembro do ano passado, os jovens produziram panetones que foram entregues aos seus familiares e a parceiros da socioeducação.

Oficina de Horticultura e Educação

O Centro Socioeducativo oferece aos adolescentes, algumas oficinas, entre elas, a de cultivo de hortaliças, usados na padaria. As hortaliças que são orgânicas também são utilizadas nas refeições para o aumento da imunidade com o consumo de alimentos saudáveis, para lhes garantir a boa saúde. A capacitação aborda ao mesmo tempo assuntos como alimentação saudável, a relação homem-natureza e o meio ambiente.