Fórum de São Luís participa da campanha “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”

A biblioteca do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) participa, a partir desta segunda-feira (26), da campanha nacional “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”, que acontece em todo o Brasil. A ação acontece até a próxima sexta-feira (30) e tem o objetivo de estimular as pessoas à leitura. Durante toda esta semana, a Biblioteca Des. Juvenil Amori Ewerton irá enviar sugestões de leitura, por e-mail, aos usuários e usuárias.

A ideia inicial da campanha é estimular as pessoas a deixarem em locais públicos (bancos de praças, paradas de ônibus, mesas de restaurantes e outros espaços de uso coletivo) livros que já tenham lido, para que outras pessoas possam ler e, assim, partilhar conhecimento. Para a chefa da biblioteca, Lindamira Leite, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), marcado por um período de restrições e cuidados, “tivemos que nos ajustar, não sendo possível fazer a campanha como nos anos anteriores que deixamos livros “esquecidos” nos espaços comuns do Fórum para futuros leitores. Então, estamos compartilhando indicações de algumas fontes eletrônicas que dispõem, de forma gratuita e segura, livros e outros itens informacionais de cunho literário”, destaca Lindamira Leite.

Desde 2017, a Biblioteca Des. Juvenil Amorim Ewerton adere ao Dia Nacional do Esqueça um Livro, no dia 25 de julho, data que é também comemorado o Dia do Escritor.
 

ESQUEÇA UM LIVRO
 
A campanha acontece duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho. A primeira edição ocorreu em 25 de janeiro de 2016. O criador da ideia foi o paulista Felipe Brandão. Vendo a estante de sua casa cheia de títulos que ele já havia lido, ao invés de criar um outro móvel para receber novos livros, optou pelo desapego, ‘abandonando’ os livros pela cidade.