Festividades momescas de 2023 devem consolidar o Maranhão como destino carnavalesco do país.

Que o Maranhão é potencial turístico devido às suas belezas naturais, gastronomia e folclore, nunca foi novidade. Entretanto, mais um elemento cultural promete atrair turistas do mundo inteiro ao Estado: o Carnaval. As festividades momescas deste ano, no Maranhão, devem consolidar o Estado como destino carnavalesco certo não só da Região Nordeste, mas do país. 

Um dos pontos fortes deste ano é que, seguindo tendência nacional, as atrações do Carnaval começarão a se apresentar pela manhã. Além disso, o público vai contar com artistas diversos, tanto do cenário local, quanto nacional. A expectativa é que mais de 900 mil pessoas participem dos cinco dias de festa, que já tem início nesta sexta-feira (17); e que direta e indiretamente devem envolver 4,5 mil profissionais na programação. 

“Uma cadeia produtiva gigantesca está por trás da cultura. A cultura é isso, um grande vetor de desenvolvimento econômico e social. O governador Carlos Brandão é sensível a essa causa e investe na cultura do nosso Estado e, por isso, estamos fazendo esse Carnaval grandioso com muita alegria e segurança que tenho certeza que será o maior Carnaval de todos os tempos”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda. 

A efervescência do Carnaval maranhense promete borbulhar ainda mais, já que em cidades importantes do Nordeste como Luís Correa, no Piauí; Salinas, no Pará; e Porto das Dunas, em Fortaleza, não haverá Carnaval. Então, o público destes locais deve procurar o Maranhão como destino carnavalesco. 

Atrações musicais
Festa sem música não é festa, certo? No Carnaval do Maranhão as atrações musicais são de peso. Entre alguns artistas já confirmados para levar alegria aos circuitos carnavalescos de São Luís estão Silva, Erick Land, Igor Kannário, Jonas Esticado, Enme e as bandas Chicabana, Ara Ketu, Marabloco Elétrico, Feijoada Completa, Mix in Brazil, Argumento e Chiclete com Banana. 

O momento conta ainda com Zé Cantor, Zé Vaqueiro, Bom Gosto, Klessinha, Jegue Folia, Comfraria do Copo, Maquina de Descascar’Alho, Molejo, Maiara e Maraisa, Vanessa da Mata, Flávia Bittencourt e muitos outros artistas. 

Outras cidades

Engana-se quem pensa que a folia será apenas em São Luís. Para descentralizar a festa de Momo da capital maranhense, o governo do Estado garante programação com 13 bandas e mais de 700 atrações nos municípios de Miranda do Norte, Guimarães, Alcântara, Presidente Vargas, Alto Alegre do Maranhão, Pindaré e Viana.

Segurança

O governo do Estado já disponibilizou efetivo reforçado para garantir a segurança no período carnavalesco na capital e demais espaços onde haverá programação, sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). Mais de 11,5 mil policiais militares foram convocados para cobrir os pontos de festa e contam com aparato em veículos, motocicletas, viaturas e também, a pé. O esquema de segurança conta com apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). 

“O Carnaval do Maranhão 2023 entrará na agenda oficial, a partir desta sexta-feira, e assim como vem ocorrendo na pré-folia, a segurança será garantida e os foliões poderão se divertir com alegria e paz. Nosso efetivo foi reforçado, considerando a movimentação dos circuitos, e também, o grande fluxo de turistas previstos para visitarem a cidade no período. Vamos prosseguir com o planejamento executado desde o início das festividades carnavalescas, seguindo a determinação do governador Carlos Brandão de garantirmos uma folia segura para todos que vierem prestigiar a festa”, pontuou o titular da SSP-MA, Sílvio Leite. 

Serão feitas barreiras policiais nas manhãs, tardes e noites destas próximas duas semanas. Nas barreiras, o policiamento irá tirar armas de circulação e fazer apreensão de drogas. Outra ação realizada será a segurança ostensiva nos pontos de festa. A fim de garantir o efetivo, foram convocados policiais militares que atuam nos setores administrativos. 

Haverá barreiras da Lei Seca em pontos estratégicos, principalmente na Região Metropolitana de São Luís. O policiamento realizará teste do bafômetro, e caso o resultado seja positivo, haverá encaminhamento do condutor à delegacia, onde será lavrado auto de infração.

Turismo

Somado a toda a estrutura disponibilizada pela gestão estadual nos circuitos, o Maranhão se torna alternativa para milhares de brincantes de outros estados visitarem e apreciarem a programação da folia. A expectativa é que cerca de 20 mil passageiros embarquem e desembarquem na capital, entre os dias 16 e 22 de fevereiro.  

Para recepcionar estes turistas, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) preparou uma série de iniciativas.  “Através do Programa Voa Maranhão, atualmente temos mais rotas para São Luís e Imperatriz, até mesmo internacionais. Isso facilita a chegada de novos turistas e reflete neste crescimento de fluxo ao Maranhão. E para este ano, o governo do Maranhão preparou a maior festa de Carnaval. Temos um planejamento especial para receber esses turistas e nossa expectativa é que a rede hoteleira tenha ocupação completa”, frisou o titular da Setur, Paulo Matos.

Ao desembarcar, os turistas podem se informar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no aeroporto. O CAT é porta de entrada para os visitantes e conta com profissionais poliglotas e aptos a prestar informações atualizadas sobre os atrativos turísticos, infraestrutura, serviços e rotas, além de mapas dos polos turísticos do Maranhão. Funciona todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 7h às 19 horas. 

A Setur também promove a campanha ‘No Carnaval, Diga Não à Exploração Sexual e ao Trabalho de Crianças e Adolescentes’, em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA). O objetivo é sensibilizar foliões e turistas para o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, com foco nos polos turísticos maranhenses.