Férias é sinônimo de diversão e praticar novas habilidades

Mês de férias e as crianças estão em casa, muita energia para gastar e, algumas vezes, poucas coisas para fazer. Uma rotina dividida entre jogos eletrônicos e alguns passeios podem acabar não sendo o suficiente para “descarregar” a bateria das crianças. 

Pensando nisso, algumas famílias acabam incluindo as crianças da casa em alguma atividade doméstica, sempre supervisionada por um adulto e de acordo com a idade. E se engana quem pensa que essas pequenas atividades não somam em benefícios para o desenvolvimento da criança. 

“As pequenas atividades na cozinha ajudam a desenvolver coordenação motora e as habilidades manuais, foco, paciência”, pontuou a professora do curso de pedagogia do Centro Universitário Estácio São Luís, Karolinne Lima. 

Nesses momentos de diversão na cozinha, as crianças podem exercitar a organização, responsabilidade, além das outras habilidades que o estudo necessita como, por exemplo, aprender sobre quantidades e medidas. 

A especialista listou algumas atividades que com supervisão podem ser acrescentadas na rotina das crianças. “Lavar utensílios, mexer e misturar massas e ingredientes ajudam inclusive no momento de conversa com os pequenos, além do desenvolvimento da memória afetiva”, completou. 

Além das atividades na cozinha, podemos acrescentar a mudança do quarto para desenvolver a responsabilidade de organização dos brinquedos e a criatividade em remontar o espaço, por exemplo, faz com que a criança se sinta co-responsável pela organização da casa.

Anotou todas as dicas? Agora é só deixar os pequenos colocarem a mão na massa.