Plantão

Feira de Negócios  movimenta o setor empresarial em Bacabal

Palestras, painéis, oficinas, rodadas de negócios, exposição e outras atividades com foco em empreendedorismo integraram a programação da Feira de Negócios de Bacabal, que ocorreu de 26 a 28 de outubro, no Sesi. O evento multissetorial organizado pelo Sebrae Maranhão recebeu não apenas empresários e representantes de entidades de classe e de outras instituições, mas também a população em geral.

Sara Evelin Neves, estudante do curso técnico de informática, veio do município de Coelho Neto para participar da feira. A jovem, que pretende abrir uma empresa de Tecnologia da Informação no futuro, acompanhou uma palestra sobre empreendedorismo feminino, onde empresárias abordaram os desafios enfrentados para ter um negócio de sucesso, e classificou o momento como inspirador. “Subir na vida como empreendedora não é fácil, tem todos os obstáculos, e não podemos desistir no meio do caminho, temos que enfrentar todas as adversidades e sempre procurar quem nos apoie”, reflete a estudante.

A professora universitária Jéssyca Souza, de Bacabal, reconheceu a importância do evento para fomentar discussões sobre empreendedorismo. “Como professor, ficamos muito dentro da caixinha, não é? Então, pensar um pouco sobre a questão do empreendedorismo e como levar isso para a sala de aula, ver o que tem nas rodas de conversa, nos estandes, e trazer um pouco do que eu sei para cá, com esse olhar sobre as coisas. Eu achei bem interessante esse compartilhamento de saberes, de ideias, de oportunidades”, afirma a docente.

Segundo Dênio Carneiro, gerente da Unidade de Mercado do Sebrae no Maranhão, o evento em Bacabal representou um importante passo para interiorização das ações de mercado, alcançando pessoas interessadas em iniciar um negócio e, principalmente, empresários. “O objetivo da feira é justamente fazer com que a classe empresarial do interior acesse produtos de qualidade e tenha contato com esse ambiente de oportunidades, já que normalmente, quando falamos de feiras, nos remetemos aos grandes centros, como Imperatriz e São Luís”, comentou. 

Frutos e resultados – Empreendedores do Médio Mearim já começaram a colher os frutos da iniciativa do Sebrae. “O nosso negócio já tem dois anos de funcionamento aqui em Bacabal, eu sou conhecido no bairro Areia, mas eu vi na feira a oportunidade de tornar meu negócio mais conhecido e de fazer negócios. E valeu a pena: fechei negócios neste ano para eventos em escolas, para o ano que vem, no período da campanha eleitoral, e temos visitas marcadas para a semana que vem com empresários. Estou muito feliz com o resultado”, diz o empreendedor Emmanuel Macedo, proprietário da Nel Sorvetes, que ocupou um dos estandes instalados no ginásio do Sesi.

As empresas da região não foram as únicas beneficiadas pela ação. A Samed, localizada em São Luís e Imperatriz, foi uma das expositoras e também se engajou em outras agendas do evento, como a rodada de negócios, que aproximou empresas ofertantes e demandantes. “Foi uma oportunidade de fazer negócio, falar com o nosso comprador, conhecer a realidade do cliente e ganhar visibilidade. É um momento importantíssimo para fechar parceria”, destaca Alessandra Fernandes, agente de negócios da Samed.

Além da exposição e rodadas de negócios, a programação foi recheada com palestras, como a ministrada por executivo comercial do Ifood, empresa brasileira referência em delivery, que falou sobre como aumentar as vendas com a plataforma. “Eu achei mais interessante a questão da inteligência artificial que o Ifood utiliza, que ajuda a pessoa que está querendo empreender no ramo alimentício a se conectar com o seu cliente, e, assim, estar sempre aumentando a clientela, aplicando estratégias para aumentar as vendas, mas sem perder a qualidade do seu serviço, que é o mais importante”, destaca o participante Jheiferson Silva.

Programação – Painéis realizados no auditório do Sesi também tiveram espaço na agenda. Um deles discutiu o futuro dos negócios na região do Mearim, ocasião em que representantes do Sebrae, Banco do Nordeste, Prefeitura de Bacabal e UFMA dialogaram sobre o tema. “Nós temos uma visão otimista quanto ao futuro dos negócios na região do Mearim em todos os setores, na agropecuária, na indústria, no comércio, nos serviços e turismo. Mas, para isso acontecer, os empreendedores precisam conhecer as oportunidades e tomar iniciativas para potencializar a economia local e o desenvolvimento da região”, argumenta o economista José Cursino Moreira, que representou o Sebrae na atividade.

Com programação gratuita, a Feira de Negócios de Bacabal teve o patrocínio da Aginutre e o apoio do Senai, SESI, SENAC, FIEMA, IFMA, IEMA, Governo do Maranhão, Netpop e Hotel Íbis.