FARM se une a “Boi de Santa Fé” para homenagear a maior manifestação cultural maranhense

Os festejos juninos são uma das paixões da carioca FARM. Foi a partir da vontade de celebrar essa tradição que, há mais de um ano, a marca desenvolveu uma coleção inspirada no tema ao lado da Associação Cultural do Bumba–Meu–Boi e Tambor de Crioula ‘’Unidos de Santa fé’’, o famoso “Boi de Santa Fé”. Diante de um cenário mundial delicado, a parceria chega agora para diminuir a saudade de um junho festivo e reforçar a importância de apoiarmos as tradições e os artistas populares do país. FARM <3 Boi de Santa Fé é uma ode à manifestação cultural mais importante do Maranhão e já está disponível no site.

“O Bumba-meu-Boi é a principal manifestação cultural do Maranhão e foi ao lado do ‘Boi de Santa Fé’ e das memórias que eles nos trouxeram que criamos, juntos, essa coleção. Valorizar a tradição e a cultura regional do nosso país com fomento, apoio e incentivo nunca foi tão importante!”, conta Katia Barros, diretora criativa da FARM.

O artesanal é a principal referência estética da coleção, que se transborda em bordados com desenhos assinados pelos criativos do grupo maranhense no jeans, nos silks e até nos acessórios. Junto à linguagem tradicional do ‘Boi de Santa Fé’, elementos já trabalhados na identidade da marca carioca – como o tucano, as flores e a chita – também ganham espaço.

Outro ponto alto da parceria são as estampas que reproduzem a linguagem artesanal e do feito à mão e destacam flores e corações como símbolos principais. Parte da renda dessa parceria é revertida para os projetos culturais da Associação Cultural do Bumba–Meu–Boi e Tambor de Crioula ‘’Unidos de Santa fé.

“O maior prazer o Santa Fé ser referência na criação dessa nova coleção da FARM. Nossa família agradece por essa grande parceria de uma manifestação cultural como essa com a FARM. Levar nossa cultura para o Brasil e pro mundo. Só agradecemos!”, conta “Claudio Santa Fé”, coordenador responsável pela organização do Boi e filho de “Zé Olhinho”, mestre fundador do Boi de Santa Fé.

Há mais de um ano, a marca conheceu o seu Zé Olho e o Cláudio Santa Fé, no Maranhão, na sede “ Associação Cultural do Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula “Unidos de Santa Fé”. A ideia era criarem juntos uma coleção, em parceria, que trouxesse apoio e visibilidade aos festejos populares nordestinos, sobretudo o “Boi de Santa Fé”. Desde então, foram desenvolvidas peças inspiradas no trabalho artesanal desenvolvido pelos artistas do Boi e, como contrapartida, parte do valor da coleção é revertido financeiramente para o Plano de Transmissão de Saberes e Manutenção do Bem Cultural “Boi de Santa Fé. O projeto oferece oficinas de percussão, bordado, dança, confecção de instrumentos e produção cultural a comunidade local, contemplando aproximadamente 70 pessoais. A FARM apoia e acredita na cultura popular como agente de transformação de um povo. 32 anos de ‘Boi de Santa Fé’. 23 anos de FARM. E muito amor em comum à brasilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *