Fapema será a sede da Oficina da CAPES para Construção do Novo Plano Nacional de Pós-Graduação

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) desempenhará um papel central nesta terça-feira (12) ao sediar um evento de importância nacional: a Oficina de Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação. Esta iniciativa é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Terça-feira é a vez do Maranhão receber o evento que será realizado em todos os estados brasileiros. Os debates vão compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 – 2028).

A oficina vai reunir especialistas, pesquisadores e gestores de ensino superior, pesquisa e pós-graduação, que darão suas contribuições para avanços no segmento. Serão discutidas estratégias que impulsionem a educação e ciência no Maranhão. A agenda inclui debates, palestras e mesas-redondas com especialistas da CAPES, que compartilharão suas experiências e perspectivas sobre o tema.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou a importância da participação ativa da comunidade acadêmica e científica para a construção de uma pós-graduação mais sólida e alinhada com as necessidades da sociedade maranhense e do país. “O evento é uma oportunidade valiosa para reunirmos os agentes da comunidade acadêmica e científica, e pautar uma discussão para o futuro da pós-graduação e da formação de recursos humanos de alto nível no Estado. Momento para contribuírem com ideias e propostas que venham fortalecer ainda mais a educação e a pesquisa. O governador Carlos Brandão está comprometido em promover o avanço desse segmento e a participação de todos é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, ressaltou Nordman Wall.

A oficina contará com representantes da CAPES e Confap, e vai proporcionar um espaço para diálogos significativos sobre os temas prioritários para o Maranhão, que demandam investimentos na formação e fixação de mestres e doutores e na atração de pós-doutores, bem como sobre potenciais inovações necessárias na pós-graduação.

A CAPES e o CONFAP promovem essa iniciativa conjunta com o objetivo de promover um espaço de diálogo e escuta da CAPES com os Estados, levando-se em consideração as particularidades locais, em termos de potencialidades e desafios. Além disso, moldar perspectivas dos atores que participarão das oficinas, entre eles representantes da comunidade científica, do setor empresarial, do setor público e da sociedade civil organizada.

Agenda

Na oficina, que será aberta às 9h e se estenderá até às 18h, os participantes poderão ampliaram seus conhecimentos sobre o processo de planejamento do Plano Nacional de Pós-Graduação e Sistema Nacional de Pós-Graduação e estas iniciativas no Maranhão.

Serão pontuadas as prioridades com relação a temas estratégicos, para direcionar os investimentos em formação e fixação de mestres e doutores e atração de pós-doutores; compartilhamento e recomendações de potenciais inovações na pós-graduação; ampliação das articulações e conexões pessoais e profissionais; declarações das prioridades nos temas para investimento em formação e fixação de mestres, doutores e atração de pós-doutores; e apresentação de propostas inovadoras na pós-graduação.