Fábio Braga faz apelo para recuperação de estradas no Maranhão

O deputado Fábio Braga (SD) fez, na sessão plenária desta quarta-feira (28), um apelo aos governos federal e estadual para que recuperem e deem mais atenção às estradas maranhenses. Ele mencionou o transtorno que é viajar pelo interior do Maranhão, seja pelas BRs ou MAs, destacando que praticamente todas elas estão em péssimas condições, provocando transtornos a condutores de veículos pesados ou de pequeno porte.

Aludindo devoção a São Judas Tadeu, santo que é festejado nesta mesma data, o parlamentar pediu ajuda ao seu protetor, destacando o sofrimento da população do interior com relação ao deslocamento de uma cidade para outra ou para a capital.

“Essas estradas precisam ser pensadas num novo modelo. Modelo este que nos permita, uma vez reformadas, ter um período de durabilidade entre 5 a 10 anos. O que nós temos visto no Maranhão e outros estados nordestinos, com raríssimas exceções, são estradas onde são realizados serviços de tapa-buracos, remendos que demoram um inverno só, que demoram um verão só, e isso faz com que o custo dessas estradas seja muito alto, ano após ano”, afirma o deputado.

 Licitações

  O deputado enfatizou, também, que todo ano são realizadas licitações para a execução de serviços de recuperação dessas vias de acesso. Mas destacou que isso são apenas remedo do que deveria ser feito. Disse que os trabalhos sempre são de péssima qualidade, fazendo com que boa parte da malha viária do Maranhão viva em constante reparo.

 “Eu digo isso porque estive, recentemente, entre Santa Inês e Vitória do Mearim, um pouco mais de 70km, aproximadamente 75km, e de Santa Inês até o povoado Acoque, onde se verifica uma dificuldade imensa de trafegabilidade de qualquer carro, qualquer veículo, seja pesado, que transporte a produção agrícola do Estado, sejam os leves, que transporta pessoas e famílias. A dificuldade de percorrer uma pequena distância com segurança é muito grande. Afirmo porque já vi inúmeros acidentes, carros que tiveram seus pneus cortados ou estourados; outros que se envolveram em acidentes”, disse.

O parlamentar prosseguiu: “Então, eu peço, encarecidamente, ao Governo Federal e ao Governo Estadual, por meio do DNIT, à Secretária de Obras, respectivamente, que mantenham essas estradas no Maranhão, pelo menos no grau satisfatório. Ano após ano, é publicado um anuário das estradas que cortam cada estado. E, ano após anos, nós vimos que essas estradas apresentam os mesmos problemas, na maioria das vezes, nos mesmos locais, nos mesmos trechos que detêm a péssima qualidade desse asfalto e alguns aterros, fazendo com que isso venha provocando no Maranhão, ao longo do tempo, um grau de acidente acima da normalidade”, finalizou Fábio Braga.