Extrafarma inaugura Centro de Distribuição em São Luís (MA)

A Extrafarma inaugura em março um novo centro de distribuição (CD) na cidade de São Luís (MA). Localizado no bairro Ribeira (Distrito Industrial), o espaço terá uma área total de 5,4 mil m² e irá abastecer as 57 lojas da rede no estado do Maranhão.

Construído com estruturas e equipamentos de última geração, o projeto segue as melhores e mais modernas práticas do mercado, priorizando o bem-estar dos colaboradores e um consumo sustentável de energia.

“O novo centro de distribuição reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do estado do Maranhão, contribuindo com a geração de empregos e o fortalecimento da economia local. Este importante passo na expansão de nossa malha logística aumentará nossa eficiência de distribuição, traduzindo-se em maior disponibilidade de produtos aos clientes das 57 lojas da Extrafarma no estado.”, afirma Renato Stefanoni, diretor Comercial e de Logística da Extrafarma.

A abertura do novo centro de distribuição gera mais de 50 novos empregos diretos para a região. A diversidade foi priorizada nas contratações, com 40% da equipe formada por mulheres, incluindo a farmacêutica responsável pelo CD e a líder de operação logística. Pessoas com deficiência (PCDs) e profissionais acima de 50 anos também foram selecionados.

O centro de distribuição terá um novo sistema de gerenciamento de depósitos (WMS), que atende às melhores práticas de logística do setor referentes a processos e controles, aumentando a qualidade de entrega e disponibilidade de produtos nas lojas da rede.

O projeto do espaço priorizou a sustentabilidade, com equipamentos de climatização e refrigeração com sistemas de eficiência energética, reduzindo o gasto de energia. Além disso, durante a operação do CD, serão feitas parcerias com cooperativas locais para o tratamento de resíduos e coletas seletivas, prática já adotada em todos os outros centros de distribuição da Extrafarma.

Sobre a Extrafarma

Há 60 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico com o propósito de dar acesso a saúde e bem-estar para as pessoas viverem o seu melhor. Com mais de 400 lojas e 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de participantes em seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Grupo Ultra, que atua na cadeia de óleo e gás por meio da Ultragaz, Ipiranga e Ultracargo, especialidades químicas com a Oxiteno e varejo farmacêutico com a Extrafarma.