Giro de Noticias

Exposição de pacientes da hemodiálise do HU-UFMA é marcada por muita alegria e dança

São Luís (MA) – Na manhã desta quarta-feira (21), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi palco do encerramento do projeto “Os sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão”.  A iniciativa foi desenvolvida pelos alunos/pacientes da Classe Hospitalar ABC Nefro, fruto de uma parceria do HU-UFMA com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Prefeitura de São Luís.

O tema mexe com os sentimentos de toda a população maranhense neste período de festividades juninas e não poderia passar despercebido nem mesmo dentro do ambiente hospitalar. Trazer para dentro da instituição a alegria, o colorido, os sons e as danças, para dar um tom diferente aos alunos/pacientes que passam cerca de quatro horas nas máquinas de hemodiálise, foi o que motivou o trabalho com a temática.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, essa é uma experiência muito exitosa, uma vez que a atenção à saúde e a educação dão as mãos em benefício dos que mais necessitam.

A professora e coordenadora do projeto, Ray Oliveira, explicou que esse tipo de atividade ajuda o aluno a aflorar sua criatividade e pontua ainda, que a escolha pelas manifestações culturais do Maranhão, deu-se também pela maioria dos alunos serem oriundos do interior. “É interessante mostrar sobre as manifestações culturais maranhenses, com foco nos cinco sotaques que compõem o bumba meu boi, abordados em uma perspectiva pedagógica. Frisamos que o local de origem de cada bumba meu boi é em uma região diferente e com isso, houve um envolvimento grande deles”, ressaltou.

Durante as aulas, os pacientes confeccionaram indumentárias, como o chapéu de fita, o boizinho e o chocalho, assim como desenvolveram atividades artísticas. A Maria Luísa Silva, 14, que faz hemodiálise há 8 anos, é uma das alunas do projeto e já está no sexto ano do ensino fundamental. “Eu gostei muito de fazer as atividades que a professora passou. Gostei de produzir o boi, o chapéu e a fogueira. Me sinto melhor participando dessas ações, me distraio enquanto estou na máquina”, afirmou Maria Luísa, com um sorriso no rosto e já toda maquiada para participar da culminância do projeto, logo após a sessão.

Os corredores da Unidade de Nefrologia, onde se encontram as salas de hemodiálise, deram lugar à exposição dos trabalhos desenvolvidos.  A professora e coordenadora pedagógica do projeto pela Semed, Margareth Santos Fonseca, destacou que a equipe multiprofissional do Hospital faz uma interface importante em cada uma das atividades, de acordo com sua área. “Compreendemos que a arte dentro do ambiente de uma classe hospitalar traz um tom diferente que a criança não só aprende, mas também tem um momento lúdico e a união de todos os profissionais, cada um atuando dentro da sua perspectiva, dá um toque especial também”, acrescentou.

Além da exposição, os alunos/pacientes apreciaram o bailado do Boi Mimoso da APAE, sotaque de Orquestra, formado por pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que são assistidos pela APAE de São Luís, assim como, também caíram na dança com o Boizinho Encanto do ABC, produzido por eles mesmo.

O Boi Mimoso da APAE apresentou-se, ainda, para os pacientes internados na Unidade Materno-Infantil.

Saiba mais

A Classe Hospitalar ABC Nefro surgiu pela iniciativa da equipe multidisciplinar da Unidade de Nefrologia e Transplante do HU-UFMA que observou que diante da difícil rotina dos pacientes da hemodiálise, acabam tendo dificuldade de acesso às atividades escolares formais. “A iniciativa tem o objetivo de possibilitar o acesso ao aprendizado com base na grade curricular da escola conveniada, UEB Alberto Pinheiro, e com isso aumentar o nível de compreensão dos pacientes às orientações a serem seguidas, no que diz respeito ao uso adequado da medicação, dieta prescrita e aos hábitos de vida, entre outros tópicos importantes”, explicou a assistente social da Unidade de Nefrologia e coordenadora do projeto ABC Nefro, Gisele Silva Pereira.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.