Giro de Noticias

Expoema 2023: abertura é marcada pela inclusão e acessibilidade

Além da vasta programação com exposições, oficinas, mostra de animais, atrações culturais e várias oportunidades de negócios, no quesito acessibilidade, a Exposição Agropecuária do Maranhão – Expoema 2023, também se destacou. Em sua 63ª edição, este, que é o maior evento do setor no estado, conta com espaço adaptado e exclusivo para pessoas com deficiência, e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) garante a presença deste público com transporte gratuito, confortável e seguro, por meio do Programa Travessia. Um grupo que participou da abertura da exposição, na noite desse domingo (3), no Parque Independência, se divertiu e curtiu a ampla agenda de apresentações.

“O Programa Travessia é uma referência entre as ações sociais do Governo do Estado. É uma iniciativa que vem sendo ampliada para que possamos atender a mais pessoas e reforçar essa missão na garantia da inclusão, da acessibilidade e do direito a todos. Na Expoema, disponibilizamos a estrutura logística do programa para que todos os públicos possam interagir, se conectar e participar atividade desse grande evento da agropecuária maranhense. Nossa meta é expandir, ainda mais, essa ação”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

Com estrutura de cinco vans adaptadas, o Programa Travessia vai proporcionar o ir e vir das pessoas com deficiência ao evento agropecuário. O transporte é destinado a cadeirantes, pessoas com autismo, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes. No local, foi preparada uma área com proteção, tablado para cadeiras de rodas e espaço aos acompanhantes. Com boa visibilidade, o público acompanhou as apresentações e desfiles dos animais, uma das agendas mais aguardadas da Expoema. No espaço de shows, também foi destinada área exclusiva de acessibilidade.

“O Programa Travessia cumpre seu papel, proporcionando acesso e inclusão, com dignidade, segurança e respeito. É uma iniciativa que promove qualidade de vida, garante direitos e se destaca como uma das ações sociais de maior referência do Governo do Estado, sob coordenação da MOB”, ressalta a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho.

Para o público, a facilidade que o transporte proporciona é motivo de satisfação e alegria. 

A jovem Ana Beatriz Borralho Vieira, 24 anos, estava ansiosa para o início da programação da Expoema. Ela chegou com um grupo de pessoas, na van do Programa Travessia, e aproveitou a agenda no espaço adequado e inclusivo. “Eu vim para ver a exposição de animais. Gosto muito de bichos. É o que mais chama minha atenção na Expoema. E, se não fosse o Travessia, eu não teria como estar aqui. Agradeço muito por esse programa, e sei que vou me divertir bastante com meus amigos”, afirmou.

A dona de casa Dulce Maria Soares acompanhou a filha ao evento e parabenizou a iniciativa do Governo do Estado, pela acessibilidade que o programa proporciona. “Se não fosse essa facilidade que a gente tem com o Travessia, a gente não tinha como vim para cá. É um programa muito bom do governador Carlos Brandão, que ajuda muito a gente”, ressaltou.

Dignidade e acessibilidade

O Programa Travessia foi implantado em 2016, e está presente em 46 cidades do Maranhão, divididas em 13 regionais (São Luís, Imperatriz e Açailândia, Pinheiro e Bacabal, Timon e Caxias, Codó, Matões do Norte, Presidente Dutra, Caxias, Santa Luzia do Paruá e Balsas). A iniciativa proporciona o ir e vir para atividades diversas – estudo, trabalho, prática esportiva, tratamento de saúde, lazer e outros – a este segmento da população.

A iniciativa atende em quatro modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade, Travessia Saúde e Travessia Neurodiversidade, sendo mais de 10,5 mil cadastrados, entre usuários fixos e eventuais. O Programa conta com 29 veículos, incluindo 17 vans adaptadas para cadeira de rodas, quatro Spins para atendimento de crianças com hidro e microcefalia, sete vans convencionais para o transporte de idosos e pessoas em tratamento de saúde, e a mais recente, que contempla pessoas com autismo, contando com van exclusiva.