Experimentos do audiovisual em exposição no Centro Cultural Vale Maranhão.

O uso de diferentes recursos audiovisuais para questionar perspectivas sobre espaço e tempo é o destaque da exposição Ocupa CCVM – Giro e Fluxus do Mundo, que será aberta ao público nesta terça-feira, 7 de fevereiro, às 15h, no Centro Cultural Vale Maranhão, com obras dos artistas visuais Wayner Tristão e Diego Ramos.

Giro, de Wayner Tristão, propõe uma sensação de êxtase provocada por diversas figuras em rotações. As imagens selecionadas – retiradas da internet – remetem a danças populares do Brasil e de outros países, assim como rituais onde predominam o giro entre os participantes. O recorte utilizado pelo artista destaca apenas a característica do movimento, renunciando ao caráter espaço-temporal, resultando em uma espécie de tique nervoso que dialoga com a aceleração e a repetição tão em voga na sociedade contemporânea.

Diego Ramos apresenta Fluxus do Mundo, uma instalação que integra as linguagens de audiovisual e da fotografia em um ambiente imersivo que propõe um olhar sutil sobre a natureza. A obra divide-se em duas partes: na primeira, uma série de cinco vídeos, exibidos em looping um ao lado do outro, apresenta folhas animadas pela técnica de cinemagrafia. O deslocamento suave dá a sensação de presenciarmos a respiração das plantas. No segundo momento da instalação, um vídeo de um galho rodeado pelo horizonte do mar remete ao fluxo compassado da Terra, estabelecendo uma relação macro e micro do movimento das folhas com o oceano. O som das águas integra o espaço, convidando o público a adentrar um ambiente permeado de introspecção e organicidade.

Wayner Tristão é artista, cineasta, pesquisador, Doutor em Artes Visuais e autor dos livros Urbanidades: aportes del arte público en la construcción de la mirada en las megalópolis contemporáneas e Eternidade do instante: gifs, loopings, imagem técnica atemporal. Diego Ramos é artista visual e historiador, radicado em São Paulo, com uma pesquisa em audiovisual concentrada em cinema experimental, videoarte e patrimônio cultural.

As obras foram selecionadas na edição de 2022 do edital Ocupa CCVM, que recebeu propostas voltadas para a investigação do audiovisual em sua amplitude de criação, relacionando-o com outras linguagens artísticas. A exposição ficará em cartaz até o dia 11 de março. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.