Geral

Estudantes do ensino fundamental conhecem funcionamento do Judiciário

O Fórum de Imperatriz recebeu a visita de meninos e meninas do 5º ano do ensino fundamental da Creche Escola “Vida”, que conheceram o Fórum local, e conversaram com profissionais do Direito que atuam na unidade.

Cerca de 20 estudantes participaram da ação, ocasionada pela passagem do “Dia Internacional da Justiça Social” – 20 de fevereiro -, que oportunizou aos estudantes conheceram sobre o funcionamento do Poder Judiciário, a função dos juízes e os projetos de alcance social oferecidos para promover o acesso à Justiça na Comarca de Imperatriz.

A visita foi solicitada pela professora Mayara Paranha à juíza Ana Lucrécia Sodré, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, que tem como competência o julgamento de ações relacionadas aos interesses da coletividade, envolvendo direitos sociais relacionadas à saúde, educação, meio ambiente e segurança pública. 

A visita  foi estendida às instalações do fórum, onde as crianças foram recebidas por juízes e servidores e puderam conhecer gabinetes, secretarias judiciais e salas de audiência, acompanhadas pela professora e usando máscaras de proteção à Covid-19.

A juíza Ana Sodré contribuiu na ação ofecerendo transporte para deslocamento dos estudantes da escola ao fórum e falou aos estudantes sobre a temática conciliação nas escolas e sobre o Projeto “Adote um Idoso”, voltado para a arrecadação de doações para os lares de longa permanência Renascer e São Francisco e sobre o acolhimento oferecido pela Casa da Criança.

Segundo a juíza a visita foi marcante para as crianças, por ter proporcionado ver a Justiça Social presente, por meio dos projetos sociais desenvolvidos na comunidade, em Imperatriz.

“A Justiça Social está pautada em princípios éticos e morais, com alicerce na igualdade e na solidariedade, desenvolvendo ações que minimizem as desigualdades sociais. Assim, em alusão a um dia tão importante, os alunos puderam conhecer um pouco do trabalho e dos projetos desenvolvidos na Comarca de Imperatriz”, declarou a juíza.

O juiz Thiago Oliveira de Ávila (3ª Vara Cível) explicou sobre o funcionamento do poder Judiciário. A juíza Ana Beatriz Carvalho Maia (1ª Vara da Família) informou sobre o “Projeto Casamentos Comunitários”, que oficializa a união civil de relacionamentos. 

A assessora Mariana Amin Castro e Caio Lopes Carvalho, comissário da infância e juventude, abordaram temas como os Direitos da Criança; regras para participação de menores de idade em festas e proibição do consumo de álcool e drogas.

Ao final da visita, os estudantes participaram de um lanche coletivo.