Especialista dá dicas para economizar o gás de cozinha 

Com a oscilação constante no preço do gás de cozinha os usuários precisam buscar alternativas para economizar. Para conseguir reduzir o consumo e evitar estourar o orçamento, o ideal é mudar alguns hábitos. 

De acordo com o engenheiro mecânico e professor do curso de Engenharia Mecânica da faculdade Pitágoras, Francisco Raonny Ferreira Silva, um dos principais aspectos para conseguir economizar é planejar o preparo da alimentação, uma alternativa é o uso da panela de pressão. 

 “A temperatura máxima que uma panela aberta alcança ao cozinhar alimentos é por volta de 100°C (temperatura de ebulição da água).  Já a panela de pressão, devido ao aumento da pressão em seu interior, conseguimos aumentar a temperatura de ebulição (por volta de 120°C). Diminuindo assim o tempo de cozimento e economizando gás consequentemente, ou seja, após a panela pegar pressão a temperatura no interior da panela será a mesma (por volta de 120ºC), com fogo alto ou baixo na regulagem do fogão. Deixando a regulagem em fogo baixo, o gás será economizado”, detalha. 

Outra estratégia para reduzir o tempo de cozimento é evitar abrir o forno durante sua operação. “Em relação ao forno, é importante mantê-lo fechado, com o objetivo de isolar termicamente seu interior do exterior. Caso contrário, o calor contido no forno tende a ser transferido para o ambiente devido a diferença de temperatura (ambiente / forno). Nesse caso, o forno estaria perdendo calor e consequentemente aumentando o tempo de cozimento, aumentando também o consumo de gás”, acrescenta.  

O professor elenca outras dicas para economizar no consumo de gás: 

  1. Opte por utilizar panelas de pressão: Sempre que a receita permitir, cozinhe na pressão. A panela é ótima para receitas práticas de um só recipiente e é uma das maneiras mais eficientes de economizar gás de cozinha. 
  2. Mantenha portas e janelas fechadas: Locais com correntes de ar também prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e acaba demorando mais o tempo de cozimento do alimento. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar. Caso a sua cozinha tenha corrente de ar feche portas e janelas para acelerar o processo e economizar. 
  3. Fique atento as chamas do fogão: O ideal é que elas sempre estejam azuis. Se estiverem amareladas ou alaranjadas, é porque os bocais estão sujos ou não estão funcionando corretamente, gerando mais consumo de gás. 
  4. Organize os ingredientes e a cozinha: É fundamental o planejamento. Sempre lave e pique os alimentos antes de começar a cozinhar, evitando que deixe algo no fogo dourando ou refogando, por mais tempo do que o necessário. 
  5. Deixe os alimentos de molho antes do cozimento: Sempre antes de cozinhar grãos como feijão e o grão-de-bico, deixe-os de molho por, pelo menos, 12 horas. Dessa forma, os grãos ficam mais macios, facilitando ainda mais o cozimento. 
  6. Use as bocas corretas: Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha. Fique atento para economizar. 
  7. Cozimento a vapor: Cozinhar legumes, por exemplo, numa espagueteira metálica em cima de uma panela de arroz, gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar os dois alimentos.