ESMA capacita técnicos e parceiros do Instituto do Trabalho Decente

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), capacitou os parceiros e técnicos do Instituto Trabalho Decente, no Curso de Formação Básica em Socioeducação. Os profissionais vão acompanhar os adolescentes nos cursos profissionalizantes do Projeto Super-Ação.

Foram ministradas temáticas sobre Medidas Socioeducativas, Projeto Político Pedagógico, Noções de Segurança e Regimento Interno de Internação.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, fala da qualificação profissional e destaca que é importante a formação dos profissionais que vão acompanhar os adolescentes nos cursos profissionalizantes em parceria com o Instituto Trabalho Decente e Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Temos um conjunto de normativas que regem a execução das medidas socioeducativas. O nosso trabalho está para além do cumprimento de tarefas, implica em conhecer primeiramente os nossos princípios e fundamentos e ver o adolescente como sujeito de direitos e protagonistas de sua trajetória de vida. É preciso conhecer para ter esperança, respeito a sua condição peculiar de desenvolvimento e para vermos horizontes para os adolescentes, dando oportunidades para superação de suas dificuldades e isso conseguimos com a formação”, afirma Sorimar Sabóia.

A assistente social Jaciara Furtado avalia a formação. “O curso foi muito produtivo e conseguiu ampliar o nosso conhecimento, trazer debates engrandecedores que vão contribuir com a nossa atuação na socioeducação dentro das unidades de atendimento”, declara.

A diretora técnica Lúcia Diniz comenta que a capacitação possibilita alinhar os conhecimentos teóricos com a prática. “O profissional precisa conhecer a legislação, os procedimentos de segurança, conhecer também o regimento interno da instituição, para atuar com qualidade no sistema socioeducativo”, pontua a diretora.

A procuradora do Trabalho, Virginia Neves, diz que está muito feliz e que tem aprendido muito com a socioeducação. “Os cursos profissionalizantes vão contribuir de forma significativa para a construção do projeto de vida dos socioeducandos. Acredito na transformação das pessoas e desejo muito sucesso para os adolescentes nesse novo ciclo”, enfatiza.

O presidente do Instituto do Trabalho Decente, Antonio Mello, ressalta que a iniciativa do Projeto Super-Ação nos Centros Socioeducativos possibilitará novas oportunidades. “O curso é uma iniciativa de pré-aprendizagem e com os conhecimentos adquiridos os jovens terão mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, pontua.