O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

VLI destina 250 toneladas de resíduos de soja para produtores rurais de São Luís do Maranhão

Com objetivo de adotar ações sustentáveis para a gestão de resíduos, contribuindo para o desenvolvimento ecológico no planeta, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – doou, neste mês de junho, 250 toneladas de resíduos de soja para o Instituto Brasileiro de Pesquisa, Proteção Agroecológicas, Social e Tecnológicas (Imapa), que tem parceria com as Associações de Produtores Rurais de São Luís, no Maranhão, que serão usadas na compostagem agrícola.

O Imapa beneficia comunidades rurais com o processo de compostagem, assim como do fortalecimento das cadeias produtivas locais. Para analista de Meio Ambiente do Corredor Centro-Norte da VLI, Grasyelle Tuany Silva, a destinação em questão é uma das muitas ações que a empresa promove para preservação do meio ambiente. “A VLI realiza diversas ações pensando nos processos de preservação ambiental, benefício social e geração de renda. Assim, entendemos que pensar na destinação de resíduos é preocupar tanto com o meio ambiente, como com as pessoas”, ressalta.

Entre 2021 e 2022, já foram doadas 111 toneladas de resíduos de grãos arrecadados, que beneficiaram mais de 20 famílias produtoras nos processos de compostagem com a garantia de mais produtividade na agricultura.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.