Giro de Noticias

Escola Superior da DPE/MA passa a integrar Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) é uma das integrantes da Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão, colegiado instituído nesta semana durante solenidade realizada em São Luís. A diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdpe/MA), a defensora pública Elainne Barros, participou do ato solene de criação da Rede Estadual.

Durante a solenidade, os representantes das escolas presentes firmaram um protocolo de intenções, com o objetivo de promover a cooperação recíproca entre as escolas de governo, implementando ações conjuntas relacionadas ao aperfeiçoamento do potencial do ser humano.

Segundo a diretora da Esdep/MA, a criação da rede potencializará as atividades de formação direcionadas a(os) servidores(as) da Defensoria Pública, além de possibilitar a realização de atividades conjuntas e o compartilhamento de espaços e instrutores das escolas.

Fazem parte da Rede Estadual de Escolas de Governo, além da Esdep/MA, a Escola de Governo do Maranhão, a Escola dos Conselhos Elisângela Correia Cardoso (Sedihpop), a Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (Espma), a Escola Ambiental do Maranhão, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), a Escola do Legislativo (Alema), a Escola Superior de Controle Externo (TCE-MA), a Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), a Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, a Escola de Socioeducação do Maranhão (Funac) e a Diretoria de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Coordenação

A Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão é representada pela coordenação colegiada, composta por um coordenador geral, um coordenador adjunto e um secretário, membros eleitos para um mandato de dois anos, permitida uma recondução. As escolas das quais forem eleitos os membros para a coordenação colegiada indicarão um suplente, que permanecerá nessa condição até o final do respectivo mandato, salvo motivo justificável.

 A primeira eleição da coordenação colegiada será por meio de votação, a ser realizada na primeira reunião ordinária após a assinatura e publicação do protocolo de intenções, com a presença de dois terços das instituições que compõem a Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão. 

A eleição será na presença de, pelo menos, dois terços das instituições que compõem a Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão. Podem votar a ser votados os representantes titulares das escolas integrantes da rede. Na ausência do representante titular, o suplente terá direito a voto, mas não poderá ser votado.