Plantão

Equipes de Robótica do SESI realizam ações sociais no bairro Alemanha

As equipes de Robótica do SESI-MA estão de parabéns não só nas competições, mas também fora dos campeonatos. Elas são exemplos de solidariedade, por meio dos projetos sociais desenvolvidos em diversas localidades. Além da competição, os alunos também são incentivados a executar um projeto social com relevância para a comunidade. 

A equipe de Robótica Everest, da categoria First Tech Challange (FTC), realizou uma série de atividades na Escola SESI São Luís. Para dar oportunidade para crianças e adolescentes conhecerem e criarem vínculos com a robótica foi disponibilizada visitação à Unidade Móvel, que dispõe de sala de treinamento de competição de robótica da categoria FLL. Também foram ofertadas à população oficinas de culinária com práticas de reutilização e reaproveitamento de alimentos, por meio da Unidade Móvel de Nutrição do SESI. 

Durante a ação social ainda foram realizadas atividades com a psicopedagoga do SESI, Nayra Aguiar, com o objetivo de trabalhar as dificuldades de ensino como: leitura, reconhecimento das cores e formas geométricas. Oficinas de higiene bucal, brechó e visita guiada à sala de robótica da Escola SESI foram disponibilizadas ao público. 

Ana Júlia Cunha é uma das integrantes da Equipe Everest. Ela falou sobre a escolha do local da ação. “Nossa escola se encontra aqui no bairro da Alemanha. É uma comunidade que temos afinidade e sabemos as dificuldades que boa parte da população enfrenta. Muito além da solidariedade, nossa intenção também foi despertar nas crianças e adolescentes daqui o prazer e conhecimento que a robótica traz”, afirmou. 

Emanuele Reis participou junto com a sua mãe Emilene Reis da oficina de nutrição. “Eu gostei demais das receitas e do modo como tudo foi bem estruturado. Achei muito interessante a parte da robótica e a iniciativa dos alunos em fazer essa ação social no nosso bairro”, disse. 

O técnico da equipe Everest, Luís Eugênio Hoffmann Lopes, falou sobre a importância da ação social para os alunos. “Uma das coisas que a gente tenta ensinar para a garotada aqui dentro da robótica é o cuidado com o próximo. As ações sociais são ótimos exemplos de como isso pode ser realizado”, ressaltou.

 

EQUIPE RAGNAR: A escuderia promoveu um evento divertido e interativo sobre a Introdução da Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), por meio da Robótica LEGO para crianças da comunidade do bairro da Alemanha.  

As iniciativas não pararam por aí, o público adulto participou da capacitação sobre Gestão e Marketing de Pequenas Empresas, ministrada pela professora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Luiza Matos, com foco em apoiar as mulheres locais, futuras empreendedoras da comunidade.  

A ação social ocorreu nas dependências da escola SESI São Luís, onde os moradores foram recebidos com entusiasmo e as crianças mergulharam no mundo da Robótica LEGO aprendendo conceitos fundamentais de matemática, física e programação.  

Proporcionar a vivência na comunidade é um dos pontos que agregam conhecimento para os alunos como afirma o técnico da Equipe Ragnar, Luíz Fernando Lopes. “Nosso objetivo vai além de fomentar a robótica. Estamos aqui para incentivar e apoiar o crescimento de nossos alunos como seres humanos empáticos e que serão capazes de fazer o diferencial na sociedade”, declarou. 

A Ragnar e Everest, junto com a Pugnator, Falcons e Graffeno (Imperatriz), participarão do Festival Internacional SESI de Robótica, que acontece de 2 a 5 de agosto, no Rio de Janeiro, representando o Maranhão e o Brasil.