Giro de Noticias

Encerramento das oficinas práticas de Curso de Especialização é realizado no HU-UFMA

Qualificar os enfermeiros na assistência ao recém-nascido e suas famílias para a redução dos indicadores de saúde, como a mortalidade neonatal, foi o objetivo das oficinas práticas do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Fernandes Figueira.

Vinte e seis enfermeiros participaram das oficinas que tiveram seu encerramento na última sexta-feira, 26, no auditório da Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Ebserh. Além dele, as outras maternidades envolvidas foram: Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Regional Materno Infantil (Imperatriz), Maternidade Carmosina Coutinho e Maternidade Humberto Coutinho.

O curso iniciou em outubro de 2021, com 163 enfermeiros estudantes de 29 maternidades prioritárias em 10 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste. Ele integra as ações da QualiNeo, uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos nas maternidades.

O curso é semipresencial, a matriz curricular é composta por módulos tanto teóricos quanto práticos, com um total de 585 horas. As oficinas práticas ocorreram de forma presencial sob a condução de um tutor, que no Maranhão foi a enfermeira, Ana Claudia Garcia Marques. Ela explica como funcionou o módulo “Os enfermeiros tiveram 180 horas de oficinas práticas para integrar com os conhecimentos teóricos, com base nos aspectos fundamentais para a assistência de enfermagem ao neonato, com foco nas boas práticas do cuidado neonatal. Entre as atividades tiveram visitas técnicas, estudos de caso, simulação realística em manequins, discussão de casos clínicos, rounds e outros”.

A enfermeira que atualmente está no Centro Obstétrico de uma maternidade na cidade de Caxias- MA, Joanne Thalita Silva, que foi uma das alunas inscritas, enfatiza os benefícios que o curso trará para a melhoria das atividades desenvolvidas no hospital “As oficinas nos proporcionaram ver a teoria e discutir na prática tudo aquilo que estávamos vivenciando em nossas realidades, com base nas boas práticas e levando em consideração as particularidades de cada maternidade. Refletir sobre nossa assistência é um processo que nos faz repensar os processos e nos leva as mudanças das práticas. E essas mudanças nos permitem agir baseados em evidências científicas e em conjunto com outros profissionais.”

Ela acrescentou ainda que foi desafiador o processo, mas fundamental “Todo mês, cada grupo fazia um Plano de Ação, seguido de uma intervenção nas suas respectivas maternidades. Foi uma experiência inovadora no qual as instituições puderam conversar e repensar às práticas em busca de melhorias juntas e com profissionais da ponta em busca da qualidade da assistência neonatal e melhoria dos nossos indicadores.”

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 41 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.