Esporte

Emoção à flor da pele! O que está em jogo nas últimas rodadas de LaLiga Santander


Faltando onze rodadas para o final da LaLiga Santander, a tabela da competição está pegando fogo. Há lutas em praticamente todas as posições da tabela, com uma grande batalha pelas vagas europeias e uma guerra para evitar o rebaixamento. Até que matematicamente haja opções, nem mesmo a primeira e a última posição, que são as mais distantes de seus concorrentes, podem ser consideradas garantidas. A grande igualdade entre as equipes da LaLiga Santander promete fortes emoções nesta reta final do campeonato.

A corrida acirrada pela Europa

O líder Barcelona, ​​com 71 pontos, tem 12 a mais que o Real Madrid, que, por sua vez, tem cinco de frente sobre o Atlético de Madrid – sendo estas as três primeiras equipes na tabela de classificação da LaLiga Santander, e com vantagem sobre os rivais. Mas tanto a luta pelo quarto lugar, quanto pelas posições europeias na Liga Europa e na Conference League, estão mais abertas do que nunca.

Real Sociedad (48 pontos), Real Betis (45 pontos) e Villarreal (44 pontos) ocupam a quarta, quinta e sexta posições respectivamente, as três que lhes dão direito a disputar a Champions League, Liga Europa e Conference League na próxima temporada. A ligeira diferença de pontos entre estas três equipes pode fazer com que deixem de estar em condições de disputar a mais alta categoria do futebol europeu no próximo ano para o fazerem na terceira competição mais importante. E vice-versa. É uma corrida acirrada e isso significa que partidas como Real Betis x Real Sociedad, na 31ª rodada, serão imperdíveis.

Em seguida, aparece outro grupo de times, bastante numeroso, para entrar na briga pelo sétimo lugar – que pode ter o prêmio de classificação para a Conference League no próximo ano se o campeão da Copa do Rei for um dos times que já tenha uma classificação garantida devido à sua posição na LaLiga Santander. Do Athletic Club, atualmente sétimo com 37 pontos, até o RCD Mallorca, que está quatro pontos atrás em 12º, vários times, como Rayo Vallecano, CA Osasuna, RC Celta e Girona FC, estão prontos para lutar. Ao mesmo tempo, também precisam ter cuidado para não ficar para trás e entrar na intensa batalha do rebaixamento.

Luta pela permanência mais dura do que em outras temporadas

O Sevilla FC, 13º lugar com 31 pontos, apenas seis atrás do sétimo lugar de que falamos, ainda não pode subir porque está mais perto do rebaixamento, a quatro pontos de distância. É o primeiro time de um longo comboio formado por Getafe CF, Cádiz CF, Real Valladolid, Valencia CF, RCD Espanyol e UD Almería, todos eles separados por apenas quatro pontos, com os dois últimos em posições de rebaixamento. Com o Elche CF algo afastado, mas ainda com opções matemáticas de salvação com 13 pontos, os dois lugares agora ocupados por Espanyol e Almeria serão os que ninguém quer ocupar no final da temporada.

Ainda existem muitos confrontos diretos entre essas equipes, como Valencia CF x Sevilla FC na jornada 29, Cádiz CF x Real Valladolid na rodada 35, Valencia CF x RCD Espanyol na rodada 37 ou Elche CF x Cádiz CF, RCD Espanyol x UD Almería e Real Valladolid x Getafe CF na rodada final.

A linha de corte que marcará a salvação é difícil de prever, embora pareça que será uma permanência mais difícil do que em outras temporadas. Cada dia será vital, cada ponto será importante e cada vitória será comemorada ainda mais em partidas finais que vão levar ao extremo a emoção da LaLiga Santander.

Sobre LaLiga:
Fundada em 1984, a LaLiga é uma organização esportiva global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. A associação é composta por 20 clubes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, compreendendo a primeira e segunda divisão do futebol profissional da Espanha, competições com o maior número de seguidores no mundo nas redes sociais – já são mais de 158 milhões de fãs conectados através de 17 plataformas, em 20 diferentes línguas. Com sede em Madrid a LaLiga está presente em 41 países por meio de 11 escritórios e 44 delegados. No campo social, a organização atua por meio de sua Fundação e foi a primeira liga de futebol profissional do mundo a estabelecer uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.