Em São Luís, Policlínica do Idoso é exemplo de cuidado humanizado e especializado à terceira idade

No bairro da Liberdade, em São Luís, a Policlínica do Idoso foi erguida como um espaço de esperança e cuidado para a população da terceira idade. Inaugurada pelo Governo do Maranhão há dois anos, representa um marco nas ações de atenção à saúde da pessoa idosa no estado, proporcionando tratamentos médicos e assistência especializada que refletem o compromisso com o bem-estar dos idosos.

Oferecendo uma gama abrangente de serviços médicos e exames especializados, além de transporte gratuito para tratamentos, a Policlínica do Idoso é um espaço não só de saúde, mas também de acolhimento. Em sua estrutura, a clínica abriga seis consultórios, uma sala dedicada a procedimentos odontológicos e serviços ambulatoriais, juntamente com 12 especialidades médicas. 

Danielle Falcão, diretora administrativa da Policlínica, ressalta: “Nosso objetivo é reinserir essa pessoa idosa à sociedade com qualidade de vida, de forma respeitosa e empática. Nossa porta de entrada é pela geriatria, onde avaliamos holisticamente o paciente e encaminhamos para as especialidades necessárias, seguindo um plano terapêutico personalizado”.

Em um momento em que a atenção à saúde da pessoa idosa tem sido considerada mais importante do que nunca, a Policlínica do Idoso cumpre o seu propósito de assegurar um tratamento médico especializado e aliado ao atendimento humanizado, que busca criar vínculos com os atendidos.

“Aqui, o atendimento é muito bom, acredito que é melhor que alguns lugares particulares em que trabalhei, inclusive, eu converso sobre isso com os pacientes. Nós temos uma quantidade menor de pacientes para atender ao dia, justamente para que possamos ter um atendimento mais humanizado, com mais tempo e mais conversa com eles”, disse a médica”, afirmou a médica dermatologista Ana Clara Fialho.

Maria Domingas Campos, aposentada de 68 anos, recebe assistência em diversas especialidades, e compartilha sua experiência com entusiasmo: “Aqui, eu tenho o médico de estômago, o vascular, o da cabeça e o da diabetes, ou seja, tenho todos. O atendimento é uma beleza, graças a Deus é muito bom”, comemorou.

Maria de Fátima Garcez, também aposentada, acrescenta: “Eu gosto demais, aqui eu me sinto bem. Todas as meninas me tratam muito bem, desde a fisioterapeuta até as meninas que passam o café”, disse.