Giro de Noticias

Em Brasília, SAF busca fortalecer parcerias para a agricultura familiar do Maranhão

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, cumpriu agenda em Brasília, nesta semana, em busca de fortalecer parcerias para a agricultura familiar do Maranhão.

Um dos compromissos ocorreu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alinhar com a diretoria do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) o lançamento do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), que será realizado em maio, em São Luís. O diretor do Fida, Claus Reiner, e a oficial de programas, Cintia Guzman, dialogaram com o secretário o detalhamento do projeto e as expectativas para dar início à implementação do Pages.

Para o secretário Bira do Pindaré, o diálogo com o Fida foi importante para detalhar as ações que serão executadas em conjunto. “Em breve estaremos lançando oficialmente o Pages que beneficiará mais de 80 mil pessoas, entre agricultores familiares, indígenas e comunidades tradicionais com o objetivo de combater a pobreza no campo e garantir a segurança alimentar destas famílias,” pontuou.

Durante a passagem pela capital federal, o secretário Bira do Pindaré reuniu-se, também, com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O diálogo entre as instituições teve o intuito de viabilizar uma força-tarefa para auxiliar dezenas de famílias atingidas pelas fortes chuvas no Maranhão.

Ainda como parte da agenda, o secretário dialogou com a diretora técnica da Anater, Loroana Santana, para apoiar no lançamento do edital da Chamada Pública Mulheres Rurais, que irá beneficiar mais de 10 mil trabalhadoras rurais do país com serviços de assistência técnica.

“Os diálogos em Brasília foram importantes para estreitarmos as parcerias entre os poderes executivos estadual e federal, visando a melhoria da vida de nossos homens e mulheres do campo,” concluiu o secretário.